76,2% dos municípios paraibanos fazem parte do Semiárido e Tovar cobra política de convivência com seca



Na Paraíba, 76,2% dos municípios integram o Semiárido e compartilham de problemas que são causados, principalmente, pela falta de uma política efetiva de convivência com a seca. O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) vem lutando para que aja mecanismos para que o paraibano consiga sobreviver com dignidade e sem passar por privações.

O parlamentar manteve audiência na Câmara Federal para tratar da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 57/1999) que altera o art. 159 da Constituição Federal, para instituir o Fundo Nacional de Desenvolvimento do Semiárido e prevê suas fontes de recursos.

O tucano também tratou sobre a PEC 504/2010, que inclui a Caatinga e o Cerrado na relação dos biomas considerados patrimônios nacionais. A Paraíba é um Estado que possui 90% da sua vegetação em área de caatinga. Outro problema preocupante, segundo Tovar, é que Paraíba é o estado brasileiro mais afetado, proporcionalmente, pela desertificação de acordo com dados do Instituto Nacional do Semiárido (Insa).

Conforme o Programa de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca no Estado da Paraíba (PAE-PB), 93,7% do território do estado está em processo de desertificação, sendo que 58% em nível alto de degradação.

Postar um comentário

0 Comentários