Header Ads

CMCG

PROJETO DE LEI: Tovar discute regulamentação da produção e comercialização de queijos artesanais na Paraíba



O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) participou, na manhã desta quinta-feira (7), de uma reunião na Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca para discutir a minuta que formará o Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo, que vai regulamentar a produção e comercialização de queijos artesanais. O tucano vem denunciando as dificuldades que os produtores encontram para comercializar os seus produtos e cobrando soluções para o problema. A Paraíba é o maior produtor de leite de cabra do Brasil, segundo o Censo Agropecuário 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
 
“O desafio para a produção e comercialização de queijos na Paraíba é muito grande. Eu sempre acompanhei a luta dos produtores para manterem seus negócios, pois falta regulamentação. Por isso, vamos acompanhar de perto a composição deste Projeto de Lei contribuindo para que ele atenda as necessidades dos produtores paraibanos”, destacou o deputado, lembrando que há queijos paraibanos premiados internacionalmente por sua qualidade.
 
De acordo com Tovar, o Projeto de Lei regulamenta a produção dos queijos, define critérios técnicos para instalação das queijarias, estabelece os insumos utilizados na produção, o registro no Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Anima Estadual, os processos de higienização, comercialização, transporte, qualidade, fiscalização e também impõe penalidades decorrentes do seu descumprimento.
 
A reunião conduzida pelo secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Efraim Morais, aconteceu com a presença de representantes das Universidades Federal da Paraíba (UFPB) e de Campina Grande (UFCG), Embrapa, Assembleia Legislativa, Faepa, Senar, Sedap, do deputado estadual Júnior Araújo, além de representantes dos produtores rurais de vários municípios paraibanos.
 
Maior produtor – É da Paraíba a maior produção de leite de cabra do Brasil, conforme o Censo Agropecuário 2017 do realizado pelo IBGE. Com uma produção de 5,627 milhões de litros de leite por ano, o Estado fica na liderança, seguido da Bahia e de Minas Gerais. Taperoá e Sumé são os municípios que mais produzem e despontam no ranking nacional no primeiro e terceiro lugar, respectivamente.
 
Com relação à comercialização do leite de cabra, a Paraíba também está no primeiro lugar no ranking nacional: do total produzido, 4,059 milhões foram comercializados. Nesse caso, o destaque fica por conta dos municípios de Amparo, que ocupa o primeiro lugar, com 652 mil litros vendidos; Monteiro em segundo, com 604 mil litros vendidos, e Sumé em terceiro, com 476 mil litros.
 
Outros municípios paraibanos que se destacam na produção do leite de cabra são: Parari (242 mil litros), Prata (209 mil litros), Cabaceiras (208 mil), Zabelê (182 mil litros) e Boqueirão (160 mil litros).

Nenhum comentário