João Dantas é escolhido para presidir Comissão em Defesa dos Direitos do Idoso, da Mulher, da Criança e do Adolescente


O vereador João Dantas (PSD), líder da bancada governista na Câmara Municipal de Campina Grande, foi escolhido para presidir a Comissão Permanente em Defesa dos Direitos do Idoso, da Mulher, da Criança e do Adolescente.

Nesta legislatura, o vereador João Dantas adotou a defesa dos direitos do idoso como bandeira de luta. O parlamentar apresentou diversas proposituras neste sentido. “Fiz questão de presisir esta importante comissão, tendo em vista que Campina Grande é uma cidade que está envelhecendo. A quantidade de idosos aqui é bem maior do que em outras grandes cidades do país, haja vista que é uma cidade com uma excelente qualidade de vida onde muitos decidem voltar as suas origens para viver seus dias de aposentadoria”. Argumentou.

Algumas proposituras apresentadas por Dantas sobre a temática foram:

- Requerimento 2004/2018 que solicita a realização de um recenseamento dos idosos que precisam de cuidados no município de Campina Grande. “É necessário que haja um mapeamento eficaz dessa população para que medidas e políticas públicas sejam realizadas de forma mais eficiente”. Afirma o autor.

- Projeto de Lei 256/2018 na Câmara Municipal de Campina Grande, que cria um programa municipal para estimular, promover e formar cuidadores voluntários de idosos no município. “Em Campina Grande, muitos jovens caridosos, sobretudo os que convivem em ambientes religiosos de EJCs, tem procurado realizar atividades voluntárias para promover o bem ao próximo. Existem filas de espera para ser voluntário em programas como os ‘Doutores da Brincadeira’ que visitam hospitais vestidos de palhaços na tentativa de trazer alegria aos pacientes que sofrem graves enfermidades. Outros tantos grupos de jovens se aventuram nas madrugadas para distribuir sopa, roupas e alimentos para os que vivem nas ruas de Campina Grande. Para nós, estas ações são extremamente louváveis, entretanto, poucos atentam para o campo vasto e pouco explorado do voluntariado que é o cuidado com pessoas idosas”. Justificou Dantas.

- Requerimento solicitando da Prefeitura Municipal a realização de parcerias com a iniciativa privada, com o intuito de promover a distribuição de óculos de grau para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos que recebem até um salário mínimo. O vereador explicou que a maior parte das pessoas com mais de 60 anos possui grandes dificuldades em enxergar, precisando usar óculos de grau em quase todas as ocasiões para uma melhor qualidade de vida. Entretanto, uma imensa parte dos idosos do nosso país, em especial de Campina Grande sobrevivem apenas com aposentadoria de um salário mínimo que mal dá pra comprar os remédios necessários para uma vida mais tranquila.
- Requerimento solicitando por parte da Superintendência de Trânsito e Transporte Público – STTP, para que realize um trabalho de conscientização junto aos shoppings, hipermercados, supermercados, atacadistas e grandes lojas do varejo, no sentido de promover o respeito às vagas destinadas aos idosos e portadores de necessidades especiais nos estacionamentos.

“Com a qualidade de vida melhorando e a longevidade da população brasileira aumentando, existe um grande número de pessoas que estão na terceira idade e que precisam de algum cuidado especial. É preciso ter um prognóstico dessa população para que possamos promover políticas públicas e despertar o voluntariado da nossa gente para esta parcela da população”. Concluiu João Dantas.

Postar um comentário

0 Comentários