Bolsonaro pede Mercosul "enxuto", e Macri chama Maduro de "ditador"


Os presidentes Jair Bolsonaro (PSL) e Mauricio Macri, da Argentina, defenderam nesta quarta-feira (16) a modernizaĆ§Ć£o de um Mercosul mais "enxuto", que tenha sentido e relevĆ¢ncia. Bolsonaro destacou ainda a "convergĆŖncia de posiƧƵes e igualdade de valores" de ambos, e citou a crise polĆ­tica na Venezuela como um exemplo. JĆ” Macri aproveitou seu discurso para fazer uma crĆ­tica contundente ao venezuelano NicolĆ”s Maduro, a quem chamou de "ditador" e "algoz". 
"NĆ£o aceitamos essa zombaria Ć  democracia", disse Macri. "Maduro Ć© um ditador que procura se perpetuar no poder com eleiƧƵes fictĆ­cias, prendendo opositores e levando os venezuelanos a uma situaĆ§Ć£o desesperadora e agonizante", afirmou o argentino, ao lado de Bolsonaro.
NĆ£o aceitamos que brinquem com a democracia e menos ainda essa tentativa de vitimizaĆ§Ć£o de quem, na verdade, Ć© quem vitima
Mauricio Macri, presidente da Argentina, sobre NicolƔs Maduro, da Venezuela
Segundo Macri, Brasil e Argentina reconhecem apenas a Assembleia Nacional venezuelana, de maioria opositora e destituĆ­da por Maduro, como o Ćŗnico Ć³rgĆ£o democraticamente eleito.
Bolsonaro, por sua vez, fez apenas uma breve citaĆ§Ć£o sobre a Venezuela e focou seu discurso nas supostas semelhanƧas entre ele e Macri e no Mercosul. O brasileiro elogiou os esforƧos de Macri para "reerguer a economia da Argentina e tornĆ”-la mais integrada ao mundo", e destacou que as reformas econĆ“micas promovidas pelos dois paĆ­ses sĆ£o fundamentais para o crescimento sustentĆ”vel e para revigorar o intercĆ¢mbio comercial entre os nossos paĆ­ses.
NĆ£o hĆ” tabus na relaĆ§Ć£o bilateral, o que nos move Ć© a busca por resultados concretos para o crescimento dos dois paĆ­ses e para o bem-estar de suas populaƧƵes
Jair Bolsonaro, presidente do Brasil
A Argentina fechou 2018 com o segundo Ć­ndice de inflaĆ§Ć£o mais alto do continente (47,6%), atrĆ”s apenas da Venezuela. O peso argentino desvalorizou mais de 50%, e as previsƵes sĆ£o de que o desemprego no ano passado no paĆ­s chegue a quase 10%.
Macri e Bolsonaro reforƧaram ainda o interesse para que o Mercosul conclua logo as negociaƧƵes comerciais pendentes, como o acordo com a UniĆ£o Europeia (UE), que nĆ£o sai do papel hĆ” mais de uma dĆ©cada. Os dois querem ainda abrir novas negociaƧƵes, "com flexibilidade, para recuperar o tempo perdido".
O novo governo do Brasil e a Argentina defendem a mudanƧa de uma das principais regras do Mercosul, a obrigaĆ§Ć£o de negociar acordos somente com o bloco, que nĆ£o prevĆŖ acordos bilaterais de integrantes do grupo com outros paĆ­ses. A ideia Ć© justamente liberar os paĆ­ses-membros para negociar sem os demais integrantes.
Para a fala, Bolsonaro leu o discurso em um teleprompter posicionado Ć  sua frente. Em determinado momento, ele parou um pouco para que seguisse a projeĆ§Ć£o. Assim como diversos outros presentes, o brasileiro tambĆ©m usou fone de ouvido para receber a traduĆ§Ć£o instantĆ¢nea durante o pronunciamento de Macri.
ApĆ³s a reuniĆ£o e os discursos no Planalto, os dois presidentes e suas comitivas foram para o Itamaraty, onde voltaram a fazer pronunciamentos. Em conversa informal Ć  distĆ¢ncia com jornalistas, Bolsonaro foi questionado sobre como foi sua primeira recepĆ§Ć£o a um chefe de Estado. "Tudo tem a primeira vez. VocĆŖs lembram a de vocĆŖs?", comentou o presidente, sorrindo.

SeguranƧa reforƧada e brincadeira com crachƔ funcional

Com honras de visita de Estado, Macri passou em revista as tropas e subiu a rampa do Planalto, onde foi cumprimentado por Bolsonaro. No local, ouviram os respectivos hinos nacionais.
Enquanto esperava Macri, Bolsonaro conversou animadamente com o chanceler Ernesto AraĆŗjo e assessores, e, inclusive, brincou com um dos fotĆ³grafos da PresidĆŖncia. Ao tirar uma foto do presidente, Bolsonaro tirou o crachĆ” funcional do bolso da calƧa e mostrou o objeto para as lentes da cĆ¢mera. 
Semelhante aos crachĆ”s dos demais funcionĆ”rios do Planalto, o de Bolsonaro conta com uma foto 3 x 4 dele, seu nome e outros dados em um fundo verde claro com duas faixas em verde e amarelo. O modelo, no entanto, nĆ£o abre as catracas dentro prĆ©dio de forma automĆ”tica para que possa circular livremente.
Os turistas em frente ao Planalto eram poucos, mas, ao longo de toda a recepĆ§Ć£o visĆ­vel externamente, a seguranƧa foi reforƧada se comparada com a aplicada durante o mandato do ex-presidente Michel Temer (MDB). Agentes da PolĆ­cia Federal e do GSI (Gabinete de SeguranƧa Institucional) se posicionaram na rampa em frente e ao lado de Bolsonaro com as mĆ£os postas nas armas de fogo dentro dos paletĆ³s e com maletas para proteĆ§Ć£o do mandatĆ”rio, caso houvesse algum atentado.
*Colaborou Mirthyani Bezerra, em SĆ£o Paulo, e Leandro Prazeres, em BrasĆ­lia.
Uol/Folha de SĆ£o Paulo

Postar um comentƔrio

0 ComentƔrios