TRE-PB intima Julian a explicar problemas em contas de campanha


O Tribunal Regional Eleitoral da ParaĆ­ba (TRE-PB) decidiu que o deputado federal eleito, Julian Lemos (PSL), deve ser pronunciar a respeito de um parecer tĆ©cnico que recomenda a desaprovaĆ§Ć£o das contas da campanha eleitoral de 2018. Na decisĆ£o do juiz Paulo Wanderley CĆ¢mara, relator do processo, o deputado federal eleito deve se pronunciar Ć  JustiƧa Eleitoral no prazo de trĆŖs dias, a contar de segunda-feira (3), dia da publicaĆ§Ć£o.
Ainda de acordo com a decisĆ£o, o deputado Ć© impedido de anexar documentos que nĆ£o se refiram especificamente Ć  irregularidade e/ou impropriedade apontada no parecer. O documento tĆ©cnico que recomendou a reprovaĆ§Ć£o das contas foi produzido por comissĆ£o de AnĆ”lise de PrestaĆ§Ć£o de Contas do TRE-PB.
Conforme documento, "valores dos gastos eleitorais nĆ£o declarados representam 24,58 % do total dos gastos da campanha (R$ 363.928,50), o que Ć© nominalmente relevante, comprometendo a regularidade das contas". Ainda segundo o parecer, apesar das alegaƧƵes do candidato, o dispositivo legal destaca a importĆ¢ncia da prestaĆ§Ć£o de contas de valores reais e efetivos, tendo em vista que preza pela transparĆŖncia do financiamento da campanha eleitoral.
Por fim, o documento expedido pelo tĆ©cnico Adriano de Lacerda Siqueira, considerando o resultado dos exames tĆ©cnicos empreendidos e a representatividade das irregularidades, manifesta-se esta unidade tĆ©cnica pela desaprovaĆ§Ć£o das contas.
A resoluĆ§Ć£o do TSE nĀŗ 23.553/2017, dispositivo legal do processo, destaca que caso o candidato nĆ£o apresente prestaĆ§Ć£o de contas ou sua movimentaĆ§Ć£o, o ato pode ser encarado como infraĆ§Ć£o grave a ser investigada apĆ³s prazo final para prestaĆ§Ć£o de contas.
G1

Postar um comentƔrio

0 ComentƔrios