Paraibanos são premiados em Prêmio Professores do Brasil, no Rio de Janeiro


Incentivar o espírito crítico dos alunos e práticas de empreendedorismo ainda durante o período escolar dos jovens para que assim eles possam crescer com uma nova visão de mundo e criar, desde cedo, negócios sustentáveis. Dois paraibanos receberam, na última sexta-feira (30), o prêmio Professores do Brasil, durante cerimônia realizada no Rio de Janeiro, por projetos que visavam justamente isso: estimular a cultura empreendedora em sala de aula. O prêmio é uma ação do Ministério da Educação em parceria com o Sebrae.
A professora Maria Lúcia de Oliveira, do município de Olho d’Agua, foi premiada pelo projeto “Filme na sala de aula: aprendizado para vida”. Por meio da exibição de filmes, ela realizava atividades relacionadas não só à língua portuguesa, como também, por exemplo, ao final da exibição do filme “A fantástica fábrica de chocolates”, houve a simulação de um pequeno comércio de doces.

Já o professor Jeimes Ferreira Campos foi premiado pelo projeto “Construção de um sistema de filtração, decantação e destilação de efluentes do lava a jato”, em que os alunos fizeram visitas a diversos estabelecimentos da cidade, fizeram um levantamento sobre os impactos ambientais e ainda construíram um protótipo piloto do sistema. Os dois professores premiados são da rede estadual de ensino.

Para a analista técnica do Sebrae Paraíba, que fez parte da comissão julgadora dos trabalhos, Nelijane Ricarte, o prêmio é importante não só por reconhecer os professores, mas também para incentivar novos projetos. “Assim, cada vez mais alunos são beneficiados e nós exaltamos essa corrente de desenvolvimento da educação”, afirmou.

Durante suas 10 edições, o Prêmio Professores do Brasil, instituído pelo MEC em 2005, já teve mais de 44 mil participantes, premiando 334 educadores nas categorias creche, pré-escola, ciclo de alfabetização da 1ª a 3ª séries, de 4ªa 5ª séries e ensino médio.

Postar um comentário

0 Comentários