ODS Brasil 2018: Paraíba ganha prêmio nacional com Projeto Legos




O Projeto "Legos: um modelo inovador para soluções de saúde em regiões em desenvolvimento" , idealizado pela Secretaria de Saúde da Paraíba, para atender à area da cardiologia pediátrica no Estado, ficou entre os três melhores trabalhos apresentados na primeira edição da premiação dos projetos que concorreram ao ODS Brasil 2018 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em parceria com o Governo Federal para contemplar as iniciativas dos gestores nas mais diversas áreas. 
A Paraíba ficou entre os finalistas e acabou sendo premiada com a 3ª colocação. Foram mais de mil projetos inscritos, mas somente 39 concorreram e doze foram finalistas.
O nome do projeto 'Legos' faz referência a um modelo de trabalho usado na telemedicina. No caso da Paraíba é utilizado na cardiologia pediátrica.
Na área de Segurança Pública o Programa 'Paraíba Unida Pela Paz' foi classificado e chegou a ficar entre os finalistas. 
A solenidade de premiação aconteceu em  Brasilia, no Palácio do Planalto, e contou com a presença dos ministros Chefe da Casa Civil da Presidência da República Eliseu Padilha; do substituto da Presidência da República Carlos Henrique Sobral, entre outras autoridades federais, além do governador Ricardo Coutinho da Paraíba, uma representação da ONU - Organização das Nações Unidas, e outras representações diplomáticas.
"Estamos muito felizes com o reconhecimento do trabalho que iniciou em 2011 e mudou a realidade das crianças cardiopatas na Paraíba", disse Claudia Veras, Secretária de Estado da Saúde, que recebeu o prêmio ao lado do Governador Ricardo Coutinho.
Ricardo comemorou o fato de que dos dez projetos finalistas na premiação, dois foram da Paraíba, um na saúde, o premiado, e o Paraíba pela Paz, na área de segurança.
"A premiação demonstra o caminho que a Paraíba está fazendo, altamente e absolutamente diferenciado, não só em relação a sua própria história, mas também em relação aos demais Estados do país. Eu ressalto a importância não só desses dois projetos, mas de muitos outros que estão servindo para mudar a história e o perfil social da Paraíba, que nosso governo vem impantando", destacou.
Rede de Cardiologia Pediátrica – A prática desenvolvida pela Rede de Cardiologia Pediátrica tem a capacidade de unir tecnologias avançadas de telemedicina com medidas simples para proporcionar melhorias, simultaneamente, em diferentes níveis dentro do sistema de saúde, por meio da metodologia Legos (Liderar para Empoderar Grupos para Otimizar Soluções), que, ao invés de se concentrar em uma solução pré-definida ou objetivo, visa alcançar resultados diferentes, com base nas expectativas e habilidades de cada grupo de trabalho. É plástico e mais dinâmico do que as abordagens convencionais, levando a uma melhor interação entre os membros da equipe.
Ao longo dos anos de prática dessa metodologia, a Rede de Cardiologia Pediátrica desenvolveu muitas ações na Paraíba, a exemplo das Caravanas do Coração, as Salas do Coração e os Eco-Táxis. É um método flexível, capaz de responder às necessidades da população e do sistema de saúde, de maneira que possibilita gerar novos programas e expandir possibilidades que melhoram a qualidade de vida da população, especialmente quando se fala de crianças portadoras de doenças cardíacas, além de famílias e crianças com microcefalia.
A iniciativa de mudar a realidade das crianças com doença cardíaca na Paraíba veio do Governo do Estado. Para atingir este objetivo, foi estabelecida uma parceria com a organização não governamental CirCor.
Em sete anos, a ação já atendeu 221.934 crianças e um total de 1.340 cirurgias. Além da cardiopatia infantil, desde 2017, a Rede funciona também com atenção à microcefalia e à saúde materna.
ODS Brasil – A premiação é uma iniciativa do Governo Federal que incentiva, valoriza e dá visibilidade às práticas desenvolvidas pelos governos estaduais, municipais, Distrito Federal e pela sociedade civil que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no território brasileiro. Esta é a primeira edição do Prêmio ODS Brasil e teve mais de mil práticas inscritas de todos os Estados do país.
A intenção da premiação é contribuir para a formação de um “banco de práticas” que servirá de referência para a implementação e a disseminação da Agenda 2030 (projetos sociais, ambientais, econômicos e institucionais).

Postar um comentário

0 Comentários