Temperatura alta: João Dantas apresenta proposta que poderá diminuir a sensação de calor em Campina Grande



O vereador João Dantas (PSD), líder da bancada governista na Câmara Municipal de Campina Grande, utilizou a tribuna da Casa de Félix Araújo para explicar um requerimento de sua autoria que solicita a realização de estudos no sentido de analisar a viabilidade de se fazer mudanças na cor do asfalto, objetivando a diminuição da temperatura média, com base em experiências já realizadas em outros municípios.

O vereador explicou que o calor quase insuportável que, mesmo depois do sol se por, continua a incomodar os campinenses, está ligado, em grande parte, ao asfalto. É o que mostra pesquisa realizada pelo Departamento de Ciências Florestais da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), divulgado recentemente. “Em Los Angeles, desde o ano passado a Prefeitura está aplicando uma espécie de pintura de cor cinza claro que "refresca" o asfalto e que foi criada para combater o chamado fenômeno da "ilha de calor" urbana. Este fenômeno também é encontrado em Campina Grande”. Acrescentou Dantas.

João Dantas argumentou ainda que o setor de obras públicas é uma indústria que muda muito lentamente. “O asfalto que utilizamos hoje nas nossas ruas, é o mesmo usado desde a Segunda Guerra Mundial”.

Durante a discussão do requerimento, João Dantas propôs que a Prefeitura Municipal, através de uma parceria com as indústrias de tintas instaladas em Campina Grande, realizasse um projeto piloto fazendo esta aplicação em um conjunto de ruas. “Em algumas experiências deste tipo, a sensação térmica do local diminuiu em dois graus”.

Postar um comentário

0 Comentários