Secretaria de Saúde de Campina Grande inicia campanha Novembro Azul


A Secretaria de Saúde de Campina Grande dá início nesta semana à campanha Novembro Azul 2019. A campanha terá como eixo principal o cuidado integral com a saúde do homem e será desenvolvida por meio de vários serviços nas unidades de saúde e em instituições de trabalho e de ensino.

De acordo com levantamentos da Secretaria Municipal de Saúde, o câncer de próstata, apesar de ser o câncer mais fatal entre os homens, não é uma das causas que mais mata pessoas do sexo masculino na cidade. Fatores como doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, doenças pulmonares e até homicídios e acidentes de trânsito são mais perigosos do que o câncer de próstata. Por isso, a campanha vai conscientizar para a necessidade de cuidados integrais com a saúde e da educação sobre trânsito e violência para diminuir a mortalidade masculina na cidade.

As ações serão desenvolvidas nas 78 Unidades Básicas de Saúde e em todos os Centros de Saúde, Policlínicas e hospitais e centros especializados, com palestras sobre diversos temas, oferta de vacinas e de testes rápidos de glicemia, HIV/Aids, sífilis, aferição da pressão arterial e consultas com diversos especialistas, além do urologista.

“O nosso objetivo é atrair o homem para que ele possa cuidar da sua saúde de forma integral e não somente da próstata, além de conscientizá-lo para que a busca pelas unidades de saúde seja perene, o ano todo, e não apenas no mês de novembro”, explicou o diretor de Vigilância em Saúde, Miguel Dantas.

Como estratégia serão realizadas palestras em empresas, instituições de ensino, organizações não-governamentais e em locais públicos ocupados por homens, como feiras públicas, campos de futebol, igrejas, praças, comércio, indústrias, distrito dos mecânicos.

 

Junto à estratégia da Secretaria Municipal de Saúde, as secretarias de Assistência Social, de Educação e da Cultura também vão encaminhar os homens que passam pelos serviços da pasta para as unidades de saúde e a Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer vai elaborar programação específica para estimular a atividade física entre os homens.

“O mês de novembro é quando os homens vão ao médico e vamos aproveitar essa oportunidade para fazer um check-up geral, como eles dizem, e para conscientizá-los da necessidade da rotina de cuidados. É o que já fazemos com o pré-natal do homem, quando usamos a ocasião para incluir de vez aquele pai na rede de serviços de saúde do município”, esclareceu a diretora de Atenção à Saúde, Edna Guedes.

PROGRAMAÇÃO
6 de novembro – 9h
Centro de Saúde da Bela Vista

6 de novembro – 9h
Policlínica Luzia Cosme Dantas (Malvinas)

9 de novembro – 15h
UBS Aluísio Salviano de Farias

20 de novembro – 17h
Policlínica Terezinha Garcia (Zona Leste)

13 de novembro – 9h
Centro de Saúde de São José da Mata

13 de novembro – 9h
UBS Tambor II

14 de novembro – 18h
UBS Benjamim B. da Silva II

14 de novembro – manhã e tarde
UBS Ressurreição

14 de novembro – 18h
UBS Catingueira II

16 de novembro – 15h
UBS Aluísio Salviano de Farias

19 de novembro – 18h
UBS Benjamim B. da Silva I

19 de novembro – 18h
UBS Catingueira I

20 de novembro – 18h
Bairro das Cidades I

20 de novembro – 8h
UBS Catingueira

22 de novembro – 9h
UBS Ana Amélia Vilar Cantalice

22 de novembro – 9h
UBS Tambor I

23 de novembro – 15h
UBS Aluísio Salviano de Farias

27 de novembro – 18h
Bairro das Cidades I

30 de novembro – 15h
UBS Aluísio Salviano de Farias

 

Postar um comentário

0 Comentários