Rubem Novaes é indicado por Paulo Guedes para o Banco do Brasil



O futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou mais dois nomes ligados à área econômica do futuro governo Bolsonaro. Os nomes de Rubem Novaes, para o Banco do Brasil, e de Carlos von Doellinger, para o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea). Os dois se somam a Pedro Duarte Guimarães, anunciado mais cedo como o próximo presidente da Caixa.

Rubem Novaes estudou junto de Paulo Guedes na Universidade de Chicago – ele é PhD pela faculdade. Assim, ele se soma ao próprio Guedes, a Joaquim Levy (BNDES) e a Roberto Castello Branco (Petrobras) na turma dos “Chicago Boys” – como são chamados os adeptos da Escola de Chicago.

Por formação, Novaes apresenta, como seus colegas de universidade, perfil liberal – a favor de privatizações, de desregulamentação, de cortes públicos e de redução de impostos para estimular a economia.

Inicialmente, para o Banco do Brasil, foi cotado Ivan Monteiro, atual presidente da Petrobras. No entanto, ele não passou no crivo da ala política do governo de transição. Novaes, apesar de ser dado como certo por Guedes, que segundo Bolsonaro tem carta branca para tocar a economia, precisará receber esse crivo.

Doellinger, que já estava junto da equipe de transição, tem formação no Brasil. Ele é economista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele também foi secretário do Tesouro Nacional durante a ditadura militar. Pelo Ipea, Doellinger publicou estudos sobre multinacionais no Brasil entre os anos de 1975 e 1979.

Veja

Postar um comentário

0 Comentários