Queimadas sediará I Conferência Regional da Criança e do Adolescente no final deste mês



Como objetivo de retomar o compromisso pela realização da I Conferência Regional da Criança e do Adolescente, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Queimadas, realizou na manhã desta sexta-feira (9), no auditório do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do município, uma reunião com os indicados para a Comissão Organizadora. A reunião tratou de questões organizacionais voltadas a efetivação do evento.

Portanto, ficou decidido que a cidade de Queimadas sediará a I Conferência Regional da Criança e do Adolescente que será realizada, no próximo dia 30 de novembro de 2018, a partir das 7h30, no Espaço Dom Luís. Os interessados em participar do evento, deverão se inscrever no período de 10 a 15 do corrente mês, via internet, através de um link que será divulgado posteriormente pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social do município.

Conforme informações da secretária de Desenvolvimento Social de Queimadas, Maria Alzenira a I Conferência Regional da Criança e do Adolescente tem como tema central a “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”. O evento realizar-se-á de forma regional e trará a oportunidade do diálogo entre as realidades sobre as Políticas Públicas voltadas à Infância e Juventude. “Trata-se de um marco voltado para o desafio da concretização dos dispositivos previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, frisou.

Ainda conforme, Maria Alzenira, a decisão pela regionalização se deu através de uma reunião com todos os representantes das gestões de Assistência Social e Conselheiros Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) dos municípios envolvidos, que ocorreu no último dia 31 de Outubro, onde os presentes aderiram à ideia e retornaram aos seus municípios para aprovação em seus respectivos Conselhos.

Os municípios envolvidos nesta iniciativa são: Queimadas, São Domingos do Cariri, Alcantil, Barra de Santana, Cabaceiras, Pocinhos, Santa Cecília, Aroeiras, Massaranduba, Gado Bravo, Caturité, Boqueirão e Alagoa Grande, os quais fazem parte da 3ª Região Geoadministrativa de Assistência Social do Estado.

Para a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Queimadas, Rayanne Chagas Barbosa é uma alegria realizar a I Conferência Regional da Criança e do Adolescente de forma regionalizada. “É com imensa alegria que seremos sede da realização deste primeiro evento. Trata-se de oportunizar e fortalecer o diálogo e a cooperação entre os municípios, órgãos e entidades governamentais e não-governamentais envolvidos na promoção e defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes”, destacou.

A secretária, Maria Alzenira assegurou que a realização de um evento deste porte, oferta a construção e apresentação de possibilidades para novas políticas públicas. “Estaremos com o foco voltado para apontar possíveis ajustes nas políticas vigentes, com atores que poderão ser protagonistas, através de um diálogo próximo e qualitativo pela diversidade de realidades que por muitas vezes partilham das mesmas dificuldades e ganhos", finalizou.

Postar um comentário

0 Comentários