Secretaria de Saúde realiza dia D de vacinação antirrábica neste sábado

Neste sábado, 22, a Secretaria de Saúde de Campina Grande realiza o dia D de vacinação antirrábica. Os 85 pontos de vacinação espalhados pela cidade, incluindo os distritos, vão estar abertos das 8h às 17h. O levantamento mostra que Campina Grande tem mais de 60 mil animais, sendo cerca de 41 mil cães e 19 mil gatos.

A meta é imunizar 80% desses animais contra a raiva. Até o momento o Centro de Zoonoses já vacinou cerca de 40% dos bichos com o trabalho na zona rural, que começou no fim de julho. Os donos dos animais devem levar o cartão de vacinação, mas se não portarem o documento, eles recebem um novo. Mesmo quem vacinou no ano anterior, deve vacinar novamente para que os bichos continuem protegidos. Cadelas e gatas prenhas devem tomar a vacina e animais doentes ou febris devem evitá-la. Os donos devem levar os bichos portando guia e coleira. Os cães de grande porte com temperamento agressivo devem usar focinheira, atendendo à lei municipal que prevê o uso do item de segurança nestes animais.

Após o dia D, o Centro de Zoonoses, que funciona no bairro de Bodocongó, vai continuar ofertando a vacina de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. “O procedimento é importante para garantir que a raiva animal continue sem ocorrência na nossa cidade, protegendo consequentemente a população da raiva humana”, disse o Coordenador do Centro de Zoonoses, Marinaldo Lima.

Postar um comentário

0 Comentários