REFORMAS EM 143 ESCOLAS ATRASAM AULAS NA PARAÍBA



Há mais de uma semana, estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental, que fica no bairro de Tambiá, em João Pessoa, estão sem aulas. O motivo é que a unidade de ensino começou uma reforma em julho – mesmo período de início do segundo semestre deste ano – e na semana passada as atividades foram suspensas. Embora a direção informe que o retorno das aulas ocorra na próxima segunda-feira, o que se percebe que pelo cenário de ‘guerra’, a volta das aulas não deve acontecer nem tão cedo. Na Paraíba, conforme último levantamento, até ontem havia 143 unidades de ensino em reformas, sendo 56 localizadas na Capital.

Devido à suspensão das aulas, os pais já estão preocupados, pois nenhum aviso foi repassado pela direção sobre o retorno das atividades e a reposição dos dias perdidos. Nessa unidade de ensino não há nenhum comunicado no portão. A diretora não quis falar com o CORREIO, disse que havia um comunicado nas redes sociais e que a Secretaria de Estado da Educação (SEE) se pronunciaria. Na entrada da escola é possível vê restos de concreto decorrentes da quebra de piso, paredes e teto, o que indica que as obras devem demorar, já que tiveram início na semana passada.

Porém, ao checar as mídias, nada a respeito foi postado. Embora os pais não sejam contra as reformas e que acreditem que melhoram o espaço de convivência entre profissionais e estudantes, eles reclamam da falta de atividades. Uma das mães contou que a última aula do filho foi registrada no dia 10 de agosto.

O secretário de Finanças do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB), Antônio Arruda, destacou que as reformas realizadas nas instituições de ensino melhoraram o espaço físico, porém não deve comprometer o ano letivo. Para isso, os estudantes devem ser readequados em escolas próximas, sem prejuízos. Informou que desconhecia da reforma citada na reportagem, mas que entraria em contato com os gestores a fim de encontrar uma solução. “Geralmente converso com os diretores das escolas e não me repassaram essa informação”, disse.

Aulas serão retomadas segunda-feira

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (SEE), a Escola Estadual de Ensino Fundamental Epitácio Pessoa entrou em reforma em julho. As aulas retornarão na próxima segunda-feira, com calendário especial prevendo reposição de atividades de duas semanas sem aula, pois já estará com condições de funcionamento no bloco reformado.

A previsão de término completo da reforma é o mês de novembro. O procedimento da Secretaria de Estado da Educação sempre que uma escola vai passar por reforma é providenciar um prédio nas imediações para funcionamento da estrutura escolar, seja em outra escola ou espaço alugado. Quando não há prédios disponíveis, alternam-se os espaços reformados de modo que os alunos permaneçam no prédio.


Correio da PB

Postar um comentário

0 Comentários