Eleições 2018: veja a ordem de votação e quantidade de números





As eleições gerais do dia 7 de outubro vão eleger candidatos para seis cargos – presidente da República governador do Estado, dois senadores, deputado federal e deputado estadual. Devido à quantidade de números a serem lembrados, a Jusitça Eleitoral recomenda que os eleitores levem consigo uma ‘cola’ para lembrar dos seus candidatos na hora de registrar as opções na urna eletrônica, e a ordem de votação por cargo.
A Justiça Eleitoral lembra que para confirmar a sua vontade, o eleitor precisa confirmar os números digitados a cada cargo. Depois de digitar o número do candidato, a foto dele vai aparecer na tela da urna. Se estiver certo, basta apertar na tecla verde Confirma.
Ao finalizar toda a votação, a urna emitirá um sinal sonoro e mensagem “FIM” aparecerá na tela para indicar que os votos foram computados. Este ano, o primeiro voto será para deputado federal (quatro dígitos); seguido de deputado estadual (cinco dígitos).
Quem quiser votar apenas na legenda, nesses dois casos, é só digitar os dois dígitos correspondentes ao partido. Em seguida, os eleitores vão votar para escolha de dois senadores diferentes. Caso o primeiro voto (três dígitos) seja repetido no segundo, um deles será anulado. Não serão computados votos na legenda nesse cargo.
O quinto voto vai para o cargo de governador (dois dígitos). O sexto será para presidente da República (dois dígitos). Em todos os cargos, para anular o voto é só digitar números inexistentes e confirmar na tecla verde. Para votar em branco, é só apertar a tecla ‘Branco’ e logo depois a verde ‘Confirmar’.

Postar um comentário

0 Comentários