Programação cultural marcará neste sábado a passagem do Dia do Feirante em Campina Grande



Atividades culturais marcarão, em Campina Grande, a passagem do Dia do Feirante. A programação vai acontecer na manhã deste sábado, 25, a partir da 8h, no pátio do mercado central.  O evento contará com atrativos como embolada de côco e embolada de roda, além da declamação de cordéis.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e a Prefeitura Municipal de Campina Grande, através das Secretarias de Cultura, Educação e Serviços Urbanos e Meio Ambiente.

O objetivo principal do evento será implementar as ações de política cultural de salvaguarda da feira central recentemente intitulada patrimônio cultural e imaterial do Brasil.

De acordo com os coordenadores da programação, caberá à poetisa Irene Ponciano fazer as declamações de cordel. Já o grupo de roda “Tirenete do Côco” fará apresentação na modalidade côco de roda, enquanto o “Canário do Império” fará exibições de côco de embolada.

O reconhecimento da feira como patrimônio histórico cultural e imaterial brasileiro aconteceu por decisão dos 23 conselheiros que compõem o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural em sua 87ª reunião.

O pedido de reconhecimento pelo Iphan foi feito formalmente há dez anos, em uma articulação entre a Prefeitura Municipal de Campina Grande e grupos de feirantes e fregueses. A partir daí, foi iniciado um processo colaborativo de diálogos e pesquisas, que agora reúnem as referências culturais presentes na feira campinense.

A Feira Central de Campina Grande tem cerca de 75 mil metros quadrados , que se amplia para além de seus limites, entre ruas e barracas, nos dias de mais movimento. É por isso que se diz: “tudo o que se procura é possível encontrar na feira”

Postar um comentário

0 Comentários