Header Ads

CMCG

Guia eleitoral: começa amanhã a campanha política dentro das casas



A campanha eleitoral de rua começou desde o dia 16 passado, quando partidos, candidatos e coligações passaram a ocupar os espaços públicos com sua militância. E também os espaços digitais, na internet e redes sociais. Porém, para muitos – e são muitos mesmo! –, a campanha política começará, de fato, nesta sexta-feira, 31, quando serão exibidos os primeiros guias eleitorais gratuitos em rádio e TV das eleições 2018. 
Segundo o cientista político Marcos Antônio é quando os candidatos entram nas residências e passam a ocupar a atenção das pessoas, numa espécie de ‘tête-à-tête’, se é possível assim classificar esse contato de proximidade. E no caso do específico do guia de televisão, o poder da imagem é fator decisivo para que essa convivência diária por 35 dias – é o tempo de duração do guia – aproxime os candidatos dos eleitores, em seus ambientes familiares. 
A Pesquisa Brasileira de Mídia 2016, a mais recente deste tipo, perguntou aos brasileiros por qual meio de comunicação eles mais se informam sobre o Brasil: 63% responderam televisão contra 26% (internet) e 7% (rádio). Mesmo com o crescimento meteórico da utilização da internet, como vemos, a televisão ainda exerce uma liderança quando ao quesito audiência. O fato é que o guia é sempre um elemento a mais para consolidar e/ou projetar tendências como resultado desse ‘contato’ do eleitorado com os candidatos e suas propostas. E ressalte-se que os partidos ainda têm, além do guia em si, 70 inserções diárias na TV, o que potencializa a possibilidade de o eleitor assistir ao material político, mesmo que isso não seja algo planejado, previamente.

Nenhum comentário