Header Ads

CMCG

Energisa Paraíba aumenta valor da tarifa da conta de energia em até 16,75% a partir do dia 28


A Energisa Paraíba vai aumentar, a partir da terça-feira (28), o valor da tarifa das contas de energia em até 16,75%. Há variação por tipo de consumidor e a média estadual é de 15,73%. O reajuste no estado é um dos três maiores do Brasil. Perde apenas para São Paulo, onde o aumento chegou a uma média de 24,42%, e para o Maranhão, que tem 16,94% de alta em média.
Os reajustes foram aprovados na manhã desta terça-feira (21), em reunião da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A Energisa Paraíba atende 1,4 milhão de unidades consumidoras em 216 municípios paraibanos.
Os outros sete municípios da Paraíba que não são atendidos pela Energisa Paraíba têm a prestação de serviço da Energisa Borborema. Essa não teve reajuste aprovado nesta terça-feira.
Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço.
Os componentes financeiros, principalmente relacionados à aquisição de energia e ao risco hidrológico, foram responsáveis pelo maior impacto na tarifa, respondendo por 8,73 pontos porcentuais da variação, mais da metade do reajuste médio de 15,73%. Por outro lado, esse mesmo efeito financeiro tende a atenuar, em 2019, o próximo processo tarifário da distribuidora.
Abaixo, estão as porcentagens de acordo com cada tipo de consumidor. Veja.

Clickpb

Nenhum comentário