Vila do Artesão encerra programação junina 2018 e consagra sua importância dentro do Maior São João do Mundo



No domingo passado, 08 de julho, foi realizado o último dia de ações do São João na Vila edição 2018 que, ao longo de 31 dias, recebeu visita de importantes comitivas, inclusive do pré-candidato à presidência da república, Geraldo Alckimin. Nesses 31 dias foi registrada a presença de aproximadamente 25 mil visitantes, entre turistas e campinenses.

Com programação totalmente gratuita o São João na Vila, realizado pela Agência Municipal de Desenvolvimento (Amde), com apoio da Prefeitura de Campina Grande, começou no dia 08 de junho, seguindo a programação do Maior São João do Mundo, sendo considerado uma extensão da festa e apontado como uma excelente alternativa diurna na cidade.

Ao longo dos 31 dias de festa, a Vila do Artesão foi visitada por três comitivas, sendo uma do município mineiro de Pouso Alegre, composta por vereadores, empresários e representantes de entidades, como Associação Comercial daquele município. A segunda foi de secretários de Desenvolvimento Econômico de várias cidades do Nordeste. A última comitiva, recebida no último final de semana, foi de Caruaru, em Pernambuco, composta por coordenadores do São João do município do estado vizinho.

As comitivas estiveram no local com o objetivo de obter conhecimento e experiência em relação à cultura e ao artesanato de Campina Grande, tendo o espaço como um verdadeiro case de sucesso nesses setores.
 

Comitivas em busca da troca de experiências com a Vila do Artesão
 

A Vila do Artesão também foi visitada por um grupo de quatro jornalistas argentinos, que desembarcaram em João Pessoa no início do mês de junho para uma visita de seis dias para vários roteiros turísticos do Destino Paraíba. Tratou-se de um fampress, resultado de uma ação de marketing envolvendo a embaixada do Brasil na Argentina e a Gol Linhas Aéreas. Os veículos de comunicação foram o jornal La Nación, revistas Lonely Planet e Lugares.
 
Quem também esteve em Campina Grande e visitou a Vila do Artesão foi o pré-candidato à presidência da república pelo PSDB, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. O local também foi visitado pela primeira dama da capital paraibana, Maisa Cartaxo, que tem pretensões de fazer intercâmbio entre os artesãos de João Pessoa e os de Campina Grande, por meio do Celeiro e da Vila do Artesão.

 


Alckmin com prefeito Romero Rodrigues e o presidente da Amde, Nelson Gomes



Prefeito Romero Rodrigues e Nelson Gomes recebem Maisa Cartaxo (ao lado do prefeito)

No total cerca de 25 mil pessoas, entre turistas de vários lugares do Brasil e do mundo, além de moradores de Campina Grande e região, visitaram a Vila do Artesão para aproveitar a programação junina, focada na valorização cultural. Ao todo se apresentaram no local 40 atrações musicais, algumas em parceria com a rádio Campina FM, que realizou durante todo o período junino o programa Estúdio 93 direto da Praça de Alimentação.

Ao todo foram mais de 140 horas de forró, cerca de 40 apresentações de grupos de dança e quadrilhas juninas, além de grupos da terceira idade de várias cidades do Nordeste que se apresentaram na Vila do Artesão.

HOMENAGEM - Dentro da programação houve ainda a inauguração de um painel em homenagem a dramaturga e teatróloga, naturalizada campinense, Lourdes Ramalho e o descerramento da placa de inauguração da reforma e ampliação da Praça de Alimentação da Vila do Artesão, contou com a presença de familiares da dramaturga, do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, e do presidente da Amde, Nelson Gomes.
 


 
O presidente da Amde, vereador Nelson Gomes, disse que o sucesso da programação fortalece o nome da Vila do Artesão, tornando o local uma referência da cultura local e na produção e venda de artesanato. Ele ratificou que, neste anon a visitação de turistas superou todas as expectativas.

“Conseguimos promover um São João focado na riqueza da cultura local. Conquistamos novos públicos e reconquistamos quem já conhecia a Vila do Artesão. Tivemos recorde de público, com mais de 25 mil visitas. Fomos agraciados com a visita de um pré-candidato à presidência do Brasil, recebemos comitivas buscando aprender conosco, homenageamos em vida uma grande dramaturga. Só temos a agradecer e seguir trabalhando firme. A experiência nos fortalece e iremos usar isso a favor do São João do próximo ano, observando onde é possível melhorar ainda mais o São João na Vila do Artesão. Mas, indiscutivelmente, todas as ações superaram nossas expectativas”, declarou Nelson.

Ao longo de todo o ano, o público que visitar a Vila do Artesão pode aproveitar o espaço público para conhecer o artesanato produzido em Campina Grande, degustar a melhor comida regional e usufruir de serviços de beleza. São mais de 200 artesãos produzindo e comercializando seus produtos. A Vila do Artesão funciona das 10h às 18h da segunda-feira ao sábado.
 


 

Postar um comentário

0 Comentários