Urologista alerta que andropausa pode afetar os homens a partir dos 30 anos




Basicamente, após os 30 ou 40 anos de idade, os homens começam a lidar com a diminuição da testosterona, hormônio masculino responsável, entre outras funções, pelo desempenho sexual. A queda da produção do hormônio chega a 1% ao ano e quanto mais velho, a produção vai diminuindo gradativamente, afirma o médico urologista João Alberto Lins Filho.
Ele explica que começam a ocorrer problemas de ereção, dificuldade de concentração, calor excessivo, osteoporose, perda de massa muscular e cansaço fora do comum na terceira idade, fase conhecida por andropausa.

Como consequência desse abatimento, uma depressão leve pode acabar se instalando. “Falta de disposição para atividades que antes o paciente desempenhava com comodidade acaba servindo de gatilho para uma tristeza além do normal”.

Conforme o especialista, um dos primeiros sinais de quem tem a queda hormona é a diminuição do esperma, ou seja, “o paciente passa a se queixar que começa a notar uma quantidade menor do esperma”, explica. Diante esse fato, é necessário que a pessoa procure um urologista para fazer os exames e, caso seja comprovada a queda do testosterona, que é um hormônio produzido 80% pelo testículo e a outra parte pela supra renal, se faz necessário a reposição hormonal.

Esse tratamento pode ser feito tentando estimular a produção do testoterona ou fazendo uma reposição hormonal. Diferentemente da mulher quando entra na menopausa que fica infértil, o homem na andropausa continua fértil e pode engravidar uma mulher, logicamente que fazendo a reposição ou até a estimulação do uso da testosterona para que ele se torne pai mesmo em uma idade avançada.

O urologista revela que não existe uma fórmula para a vida sexual do homem porque isso vai depender do lado biopsicossocial da pessoa, ou seja, isso tudo vai depender de como a pessoa está emocionalmento em sua vida, como está a sua saúde. “Existem pessoas que desde jovem já têm disfunção sexual e existem alguns pacientes onde você se supreende com a vitalidade, ou seja, são pessoas com mais de 80 anos que têm a vida sexual ativa”, explicou.

Postar um comentário

0 Comentários