SEMANA ESTADUAL: Tovar alertar população contra pedofilia e lembra que 70% das vítimas de estupro são crianças e adolescentes



O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) alertou a população sobre a pedofilia e lembrou da Lei 10.586/2015, de sua autoria, que institui a Semana Estadual ‘Todos Contra a Pedofilia’ a ser realizada na primeira semana de julho. O parlamentar destacou que no Brasil registra 50 mil estupros registrados por ano e um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que cerca de 70% das vítimas são crianças e adolescentes.
 
“Estamos vendo um aumento dos casos de pedofilia e precisamos combater essa prática lastimável. Para combater, precisamos de informação, por isso, levaremos esse assunto para as redes sociais com o objetivo que os paraibanos conheçam a Lei. Precisamos e temos a obrigação de defendermos as nossas crianças. Seria muito importante que o poder público também realizasse campanhas educativas e desenvolvesse ações efetivas”, destacou o deputado.
 
Dados do Ministério Público da Paraíba (MPPB) mostram que uma denúncia de abuso ou exploração sexual praticada contra criança e adolescente foi registrada a cada 34 horas no Estado em 2017, todos feitos pelo serviço ‘Disque 123’. Os números mostram ainda que a Paraíba foi o 12º estado com mais denúncias de crimes sexuais contra menores de idade em 2016, totalizando 571 denúncias.
 
Tovar explicou que a Semana Estadual ‘Todos contra a Pedofilia’ tem por objeto conscientizar a população, através de procedimentos informativos, educativos, palestras, audiências públicas, seminários, conferências e congressos, sobre os modos de combater e prevenir a pedofilia em todas as suas formas.
 
Números - Em 2016, a Paraíba contabilizou 382 denúncias por abuso sexual; uma por estupro; 148 por exploração sexual; duas por exploração sexual no turismo; dez de grooming (tentativa do adulto para conquistar a confiança da vítima); sete de pornografia infantil; oito de sexting (divulgação de conteúdo por meio de celulares); e 13 denúncias com referências a outras ocorrências.

Postar um comentário

0 Comentários