Projeto pretende esterilizar 14 mil animais abandonados para prevenir doença e conter reprodução




Na Paraíba, existem mais de 14 mil cães e gatos soltos nas ruas, segundo estimativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e um dos principais problemas dos animais abandonados é o crescimento destas populações nas cidades.
Sem cuidados como a vacinação, surgem as doenças, como a Leishmaniose Visceral Canina (LVC), mais conhecida como calazar, que teve 1,3 mil casos confirmados no Estado de janeiro de 2017 a fevereiro de 2018.

Em parceria com ONGs que cuidam de animais e instituições como o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), a SES está elaborando um projeto para promover a esterilização desses animais, reduzindo o risco de transmissão das doenças para as pessoas.

O chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses da SES, Francisco de Assis Azevedo, explicou que o edital de chamamento público, para que empresas participem do projeto de controle de natalidade de cães e gatos, está sendo finalizado. Ainda não há data prevista para o lançamento, mas os detalhes estão sendo discutidos. A última reunião foi realizada dia 26 de junho, entre a SES e uma comissão, com representações das ONGs das quatro macrorregiões da Paraíba, formada no primeiro encontro que ocorreu no dia 6 de junho. As clínicas selecionadas vão fazer as esterilizações dentro da sua área de jurisdição.

“O objetivo do edital é contratar empresas para prestação de serviços veterinários especializados na esterilização cirúrgica de cães e gatos. As cirurgias serão executa- das nas sedes das macrorregionais de saúde – João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa – para controle de doenças transmitidas por cães e gatos, considerando a superpopulação dos animais susceptíveis para algumas zoonoses de relevância em saúde pública”, explicou.

Postar um comentário

0 Comentários