Grande evento marca a comemoração do Dia do Agricultor em Campina Grande



A passagem do Dia do Agricultor foi marcada, em Campina Grande, por um grande evento promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri), em parceria com vários outros órgãos.  O dia consagrado ao Agricultor é 28 de julho, mas neste ano a comemoração local aconteceu na manhã desta terça-feira, 31, na Vila Sítio São João. O evento contou com a presença de centenas de agricultores dos mais diversos distritos e comunidades rurais do município.

Além da Seagri, a programação contou com o apoio da Emater, Insa, Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, UEPB, UFCG, Incra, Coonap e demais instituições voltadas ao desenvolvimento rural em nossa região. Como parte desta política de parcerias, o secretário municipal de Agricultura, Fábio Agra Medeiros, confirmou a assinatura de um convênio entre a PMCG e o Incra, destinado a financiar projetos dos assentados da reforma agrária.
 
    
 
Na avaliação do secretário, que na ocasião representou o prefeito Romero Rodrigues, a programação foi coroada de êxito por conta da grande presença dos agricultores campinenses, da instalação de stands de várias instituições parceiras, Feira da Agricultura Familiar (com produtos livres de agrotóxicos), momentos culturais e de confraternização, além de outras atividades destinadas a enaltecer os homens e mulheres do campo que tanto têm contribuído para o progresso local. Ele também agradeceu ao vereador João Dantas, por ceder o espaço da Vila Sítio São João para as comemorações desta terça-feira.

Conforme destacou, as mais diversas ações realizadas pela Seagri, desde 2013, demonstram o total empenho da gestão do prefeito Romero Rodrigues em benefício dos moradores da zona rural. Ele lembrou benefícios tais como o programa de barragens subterrâneas, distribuição de sementes, recuperação de açudes, instalação de cisternas, programa de corte de terras, compra de equipamentos, apoio ao programa Garantia Safra, recuperação de estradas,  campanhas de vacinação e aquisição de patrulha mecanizada.

 
  
 

“Graças ao apoio do prefeito Romero Rodrigues, a zona rural de Campina Grande vive hoje uma nova realidade. Basta lembrar a aquisição de patrulha mecanizada, com vários equipamentos destinados a dar suporte ao trabalho no campo, a exemplo de quatro tratores de pneus, um trator de esteira, quatro caçambas, um pipa, três tanques pipa, uma patrol, duas retroescavadeiras, duas ensiladeiras, batedeira de cerais, três plantadeiras e demais recursos materiais sonhados há bastante tempo pelas comunidades rurais”, lembrou Fábio Medeiros, assegurando que muito ainda deverá ser feito pela agricultura municipal.

Por sua vez, o secretário municipal de Planejamento e Gestão, André Agra, ressaltou a importância econômica do segmento agrícola de Campina Grande, destacando o esforço e a necessidade do emprego de tecnologias avançadas em prol da produção de alimentos mais saudáveis para toda a população. “O prefeito Romero quer sempre isso: o fortalecimento e a implantação de políticas destinadas a dar maior dinamismo ao setor rural. Este esforço será sempre o nosso compromisso”, destacou.
 

 
Presenças – Estiveram ainda presentes, prestigiando a programação alusiva ao Dia do Agricultor, o presidente da Urbema, Carlos Marques Dunga; presidente do Conselho de Agricultura, Francisco Jorge Chaves; Francisco Félix e José Cristóvão Andrade (UEPB); Gildo Silveira (secretário executivo da Secretaria Municipal de Educação); Vitória Aparecida Pereira (Emater); Fernando Jordão (UCES); representante do Insa, Geovergue Medeiros; Denise Sena (Coordenadora do Programa Minha Árvore) e muitas outras autoridades.

Postar um comentário

0 Comentários