Antônio Barros e Cecéu estão entre os 20 autores mais rentáveis no São João há 10 anos


Com mais de 708 músicas consagradas nas vozes de cantores como Elba Ramalho, Ney Matogrosso, Luiz Gonzaga, entre outros, os músicos Antônio Barros e Cecéu estão entre os 20 autores mais rentáveis no São João há 10 anos.

Os dados são do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). Juntos desde 1972 e parceiros na música e no amor, Antônio Barros e Cecéu já escreveram pelo menos 708 músicas, sendo 134 delas consagradas nas vozes de cantores como Elba Ramalho, Fagner, Luiz Gonzaga, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, entre outros. 
De acordo com os dados do Ecad, de 2008 a 2017, Antônio Barros apareceu todos os anos entre os 20 autores com maior rendimento no apanhado de festas no mês de junho de cada ano. A melhor colocação foi em 2008, quando ficou em 6º lugar. Neste mesmo período, Cecéu figurou entre os top 20 por seis vezes, estando na melhor colocação, 11ª, em 2008. Os dados de 2018 ainda não foram divulgados pelo escritório.
Nascido em março de 1930 em Queimadas, Antônio Barros conta que começou a compor na década de 1950. Somente após passar por problemas familiares e se mudar para Campina Grande, 20 anos depois, foi que ele conheceu Mary Maciel Ribeiro, a Cecéu.

Entre as canções mais famosas do casal estão clássicos como “Homem com H”, “Por Debaixo dos Panos”, “Bate Coração”, “Procurando Tu”, “Forró do Poeirão”, “Forró do Xenhenhém” e “Óia Eu Aqui de Novo”.

Entre as curiosidades das composições, Cecéu comenta sobre “Homem com H” e “Bate Coração”, que ganharam fama nas interpretações de Ney Matogrosso e Elba Ramalho, respectivamente.
Até junho de 2019, os fãs do casal e turistas de Campina Grande podem conferir uma exposição sobre a vida de Antônio Barros e Cecéu que está instalada no Museu de Arte Popular da Paraíba, às margens do Açude Velho.
A exposição reúne reportagens de jornais, capas de álbuns, figurinos de shows e vários objetos da vida e da obra do casal. A entrada é gratuita e a exposição é aberta de terça-feira a domingo, das 13h às 19h.

Postar um comentário

0 Comentários