Superintendente da STTP participa do “Seminário Segurança Viária e Integração de Órgãos Gestores” na Câmara de Vereadores de Paulínia, São Paulo


Na tarde da última quinta-feira, 14, o superintendente da STTP, Félix Neto, participou do “Seminário Segurança Viária e Integração de Órgãos Gestores”, realizado na Câmara de Vereadores de Paulínia, em São Paulo. Ele levou a experiência e os cases de sucesso aplicados na mobilidade urbana da cidade de Campina Grande.

Félix Neto participou do evento a convite do Observatório Nacional de Segurança Viária. Mais de 230 profissionais da área, de 60 cidades do Brasil, estiveram no encontro que discutiu a ampliação e incorporação dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito. O evento foi uma forma de desenvolver a troca, permanente, de experiências e institucionalizar encontros municipais para efeitos de intercâmbios futuros.

Na sua exposição, o superintendente da STTP fez uma apresentação do recente relatório divulgado com os dados positivos de redução de acidentes, destacando ainda os projetos e as ações de trânsito, transportes, tecnologia, e de educação, que estão sendo desenvolvidos pela STTP, e que tem levado o nome em Campina Grande a ser referencia no cenário nacional. Isso ocorreu por meio do fortalecimento de práticas de ações integradas de prevenção de acidentes de trânsito e a utilização de tecnologias como forma de fiscalização e gestão.

Ainda no seminário, os participantes discutiram de maneira prática e eficiente todas as vertentes que influenciam a gestão e a necessidade de uma maior integração, em níveis federal, estadual e municipal, e avançar na construção conceitual de um enfoque sustentável de desenvolvimento de políticas públicas de mobilidade urbana, como fator de segurança viária nas cidades. Na ocasião foi discutido ainda sobre a ampliação e incorporação dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito, como forma de desenvolver uma troca permanente de experiências e institucionalizar encontros municipais para efeitos de intercâmbios futuros.

O Seminário é parte integrante das atividades do Movimento Maio Amarelo, no município, que neste ano traz o tema nacional “Nós somos o Trânsito”. O evento, inicialmente agendado para o dia 29 de maio último, teve sua realização adiada por conta da greve dos caminhoneiros.

Os temas da pauta de debates durante a programação do evento foram os seguintes: Os impactos dos acidentes de trânsitos nos gastos municipais; A importância da municipalização; Ferramentas e suporte técnico e administrativo aos municípios; Integração dos órgãos de trânsito e de segurança como forma de gestão compartilhada nos Estados e Municípios; Municipalização do trânsito – desafios e oportunidades.

As discussões contribuíram com o conhecimento de boas práticas exitosas e “cases” de sucesso no desenvolvimento e gestão compartilhada de segurança pública e mobilidade urbana, identificando e fornecendo recomendações e subsídios capazes de incentivar a integração de políticas públicas e de segurança pública nas ações de fiscalização e operações de trânsito.

 

Postar um comentário

0 Comentários