Header Ads

CMCG

Seminário Cidade Expressa: Prefeitura de Campina Grande vai expor ações na área de mobilidade urbana



Com o tema “Segurança Pública: Mobilidade e Transporte Público” será aberto nesta sexta-feira, 08, o Seminário Cidade Expressa – Mobilidade Urbana é Cidadania. O evento é realizado pelo Comitê Técnico de Mobilidade Urbana de Campina Grande (CTMU), com apoio da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), e acontecerá das 8h às 13h, no Teatro Facisa.

O evento tem como objetivo avaliar as obras de mobilidade urbana executadas pelo município, conforme as diretrizes do PlanMob – Plano de Mobilidade Urbana de Campina Grande. O especialista em políticas públicas Sérgio Avelleda, com atuação na Prefeitura da cidade de São Paulo, apresentará palestra sobre o tema proposto pelo seminário. Para o secretário municipal de Planejamento, André Agra, o evento é de grande importância, pois destina-se a discutir um dos temas de maior prioridade para o munícipio: a mobilidade urbana.

O município de Campina Grande tem executado muitas obras na área da mobilidade urbana, bastando citar a conclusão da duplicação da Avenida Argemiro Figueiredo, abertura de novas vias, com destaque para o projeto da Alça Leste. A cidade também ganhou novos viadutos, entre eles o denominado Pastor Pacheco de Brito, inaugurado recentemente.

Por isso, apesar da grave crise econômica que assola o Brasil, a Prefeitura de Campina Grande mantém o ritmo de ações de infraestrutura em benefício de toda a população campinense, especialmente dos moradores de áreas carentes. A previsão é de que em 2018 sejam pavimentadas em paralelepípedo e asfalto mais de cem ruas em vários bairros.

Já no âmbito da segurança, o governo municipal tem dado uma contribuição importante para o setor, pois desenvolve um arrojado programa de modernização da iluminação pública, beneficiando setores centrais, como a avenida Floriano Peixoto, além de ruas da periferia, parques, praças e outras logradouros públicos. Na visão dos gestores, com áreas iluminadas a cidade ganha mais segurança, sobretudo em setores de grande circulação de pedestres e veículos.

O Seminário Cidade Expressa acontece anualmente em Campina Grande, desde o ano de 2013, constituindo-se no principal evento do gênero no Nordeste, cabendo ao CTMU a sua organização e execução, a partir das apresentações das obras executadas ou em execução pela gestão municipal, que mensalmente são apresentadas pela prefeitura aos representantes das entidades que compõem o referido comitê.

O evento será constituído por dois blocos. No primeiro haverá a palestra principal do seminário sobre segurança, mobilidade urbana e transportes públicos. Após essa palestra será realizado um debate com o palestrante Sergio Avelleda, do qual participarão representantes da Associação Comercial, FIEP e STTP.

No segundo momento do seminário, a Prefeitura Municipal fará uma exposição das obras de mobilidade urbana que foram executadas na cidade, baseadas nas diretrizes do Plano de Mobilidade Urbana. Em seguida, uma comissão técnica formada por representantes da UFCG, SEBRAE, FIEP e Unifacisa irá avaliar se as obras estão em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo PlanMob.

Integram o CTMU as seguintes instituições: SITRANS – Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Campina Grande, Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande, CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas De Campina Grande, Câmara Municipal de Campina Grande, UNIFACISA – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, FIEP - Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, IFPB – Instituo Federal de Campina Grande, SEBRAE, UEPB – Universidade Estadual da Paraíba e UFCG – Universidade Federal de Campina Grande e Prefeitura Municipal de Campina Grande.

Nenhum comentário