Maior São João do Mundo vai contar com participação efetiva da OIT em 2019


O Maior São João do Mundo em Campina Grande ainda está longe de chegar ao fim. Mas o planejamento e as ações voltadas para a realização da edição 2019 da festa já começaram. Hoje à tarde, durante uma reunião entre representantes da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), da empresa organizadora do evento e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, ficou definido que a entidade participará da festa no próximo ano.

A parceria tem o objetivo fortalecer as ações de combate ao trabalho infantil, assim como diminuir os casos de crianças e adolescentes em situação de risco. De 2014 para cá, as ações da SEMAS durante as edições do Maior São João do Mundo já diminuíram em 80% esse tipo de ocorrência.

Em 2014, por exemplo, foram registradas mais de 480 ocorrências, entre casos de trabalho infantil e de crianças e adolescentes encontradas em situação de vulnerabilidade. Ano passado esses casos diminuíram para 97. E este ano até agora são 43 abordagens feitas pelas equipes da SEMAS.

“Nós temos trabalhado durante todos esses anos para diminuirmos mais e mais esse tipo de ocorrência. Prova disso é que anos atrás encontrávamos crianças e adolescentes trabalhando, sobretudo na coleta de latinhas, por exemplo. Mas isso caiu drasticamente. Hoje a maioria dos casos que temos são aqueles em que nos deparamos com crianças em situação de risco. Perdidas dos pais, por exemplo. Aí nós fazemos o acompanhamento com uma equipe multidisciplinar”, explicou um dos coordenadores de ação intersetorial da SEMAS, Ronaldo Rodrigues.

A OIT participa ativamente de vários eventos nacionais, como o Carnaval de Salvador e o Círio de Nazaré que, assim como o Maior São João do Mundo, reúnem multidões. Durante a edição deste ano do Maior São João do Mundo a SEMAS conta com mais de 40 profissionais trabalhando todos os dias no Parque do Povo e em outros da cidade.  

Postar um comentário

0 Comentários