Prefeitura de Campina realiza cadastramento para desenvolver projetos em benefício de autistas


A Prefeitura de Campina Grande vai realizar até o final de maio um cadastramento para verificar o número de autistas que moram na cidade. A meta é desenvolver estudos destinados ao desenvolvimento de ações sociais e políticas públicas inovadoras objetivando o atendimento específico das reais necessidades deste segmento social.

Segundo o presidente da Urbema, Carlos Dunga Junior, a PMCG realiza um grande esforço de divulgação em torno deste cadastramento, objetivando estimular a população campinense a contribuir para o levantamento do real quadro estatístico do segmento autista. Este procedimento envolve pastas como Saúde, STTP, Educação, Planejamento e entidades representantes de crianças autistas. A divulgação também passa por ações desenvolvidas em escolas públicas e particulares.

“De fato, já foi iniciada coleta/campanha para buscar dados sobre o número de pessoas com autismo na cidade. A pesquisa será online e também em unidades do Programa Saúde da Família e escolas municipais. A partir disso, a PMCG pretende implementar ações que atendam às reais necessidades dos autistas”, explicou, acrescentando que também será feito o cruzamento de dados dos diversos segmentos administrativos do município.

Caberá à assessoria da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão o cadastro online. Para tanto, as pessoas já podem acessar o site observacampina.com, indo ao link cidadania digital/consultas públicas/pesquisa para mapeamento de casos de autismo. Outro espaço físico para o atendimento às famílias que ainda não disponham de acesso à internet é a antiga AACD, atual Centro Especializado em Reabilitação, no bairro de Bodocongó.

Conforme Carlos Dunga, este tipo de levantamento é fundamental para reforçar ações de planejamento destinadas a gerar benefícios, serviços e obras em favor do público autista. “Tudo isso passa, inicialmente, pela catalogação de pessoas que se encontram nesta situação em nosso município. De fato, conhecer é a melhor forma de auxiliar”, afirmou.

Postar um comentário

0 Comentários