Ex-prefeito de Itaporanga estranha denĂșncia e diz que deixou quase R$ 2 mi em caixa





O ex-prefeito de Itaporanga, Audiberg Alves de Carvalho, emitiu nota a imprensa, nesta quinta-feira (17), para esclarecer denĂșncia do MinistĂ©rio PĂșblico Estadual (MPPB) de suposta prĂĄtica de nepotismo e mĂĄ uso de mĂĄquinas pĂșblicas, sobretudo do PAC, na sua gestĂŁo.
Na nota, Audiberg disse que estranhou e considerada exagerada a ação do MPPB, pois em 2015 atendeu recomendação do ĂłrgĂŁo e exonerou todos os ocupantes de cargos comissionados que pudessem configurar nepotismo e que sua irmĂŁ foi exonerada em 2014, antes mesmo da orientação do MinistĂ©rio PĂșblico.

Com relação Ă  segunda denĂșncia, o ex-prefeito afirma que todas mĂĄquinas da gestĂŁo, apesar do uso intenso para atender as demandas da população castigada pelos efeitos da estiagem prolongada, ficaram em pleno funcionamento. Ele lembrou tambĂ©m que em 2106, ao deixar a Prefeitura, deixou quase R$ 2 milhĂ”es em caixa, recursos mais do que suficientes para eventuais reparos nos equipamentos em razĂŁo  do desgaste natural do uso.

Confira a nota na Ă­ntegra abaixo:
Nota Ă  Imprensa

A despeito das notĂ­cias veiculadas em vĂĄrios portais do Estado, que informaram que o MinistĂ©rio PĂșblico Estadual (MPPB) ajuizou duas AçÔes Civis PĂșblicas por Improbidade contra mim, devo fazer os seguintes esclarecimentos:
Enquanto Prefeito Municipal de Itaporanga, sempre busquei cumprir com retidĂŁo e transparĂȘncia minhas obrigaçÔes institucionais, ai se incluindo a nomeação de pessoal e o bom relacionamento institucional com os ĂłrgĂŁos da RepĂșblica. O pessoal contratado em meu governo, por sua vez, sempre dedicou-se ao mĂĄximo para prestar um bom serviço e para atender bem ao nosso povo, ao qual invoco como testemunha.

Estou sendo acusado de ter nomeado minha irmĂŁ e uma irmĂŁ da entĂŁo SecretĂĄria Municipal de Educação, para ocuparem cargos comissionados durante meu governo. Estranho a denĂșncia, pois em 2015, assim como TODOS os prefeitos de entĂŁo, recebi do MinistĂ©rio PĂșblico uma recomendação para que exonerasse todos os ocupantes de cargo comissionado que pudesse configurar nepotismo, sob pena de ser aberta Ação Civil PĂșblica. Acatei a recomendação inteiramente e sem demora.

AliĂĄs, minha irmĂŁ jĂĄ tinha sido exonerada, a pedido, em Novembro de 2014, antes mesmo da recomendação. A irmĂŁ da secretĂĄria, em cumprimento Ă  recomendação, foi exonerada a seguir. A partir de entĂŁo, nĂŁo mais nomeei nenhuma pessoa que pudesse configurar nepotismo. Cumpri com minha palavra dada ao MinistĂ©rio PĂșblico, portanto, entendo que Ação Civil nĂŁo se justifica.

A segunda acusação que me fazem Ă© que teria deixado em situação ruim as mĂĄquinas pĂșblicas, em especial as do PAC. Afirmo categoricamente que nĂŁo sĂŁo verdadeiras as acusaçÔes, pois as mĂĄquinas ficaram em pleno funcionamento.

Para quem se lembra, especialmente para os que vivem em Itaporanga e padeceram conosco, nosso povo viveu anos terríveis de estiagem. Durante quase todo o período da gestão, as måquinas ficaram sob o controle do CONSELHO MUNICIPAL RURAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL e da Secretaria da Agricultura. Essas måquinas trabalharam ininterruptamente até 30 de dezembro de 2016, em socorro do homem do campo, para matar a sede dos animais, fazendo bebedouros em riachos e rios. Essas måquinas passavam por constante manutenção, sempre dentro dos escassos orçamentos do Município. Além disso, ao final de meu governo, deixei em caixa mais de 1.600.000,00 (um milhão e seiscentos mil reais), que se revela suficiente para fazer os eventuais reparos necessårios.

Quanto Ă  ambulĂąncia do SAMU, devo esclarecer que a mesma jĂĄ contava com 7 anos de uso, e encontrava-se com diversos problemas mecĂąnicos e tĂ©cnicos, impossibilitando o uso devido para os transportes dos pacientes como pactuados e preconizados pelo MinistĂ©rio da SaĂșde. Dessa forma, por solicitação de meu Governo, a citada ambulĂąncia foi substituĂ­da por uma NOVA AMBULÂNCIA, ficando a antiga Ă  disposição do SAMU regional para recolhimento, o que nĂŁo ocorreu.

Por fim, considero exagerada a ação do MinistĂ©rio PĂșblico e tenho convicção que a verdade serĂĄ restabelecida, pois agi na mais absoluta lealdade para com os preceitos da probidade administrativa.
Itaporanga, 17 de maio de 2018.

AUDIBERG ALVES DE CARVALHO
Ex-Prefeito Municipal de Itaporanga

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios