Secretária de Saúde da PMCG e procurador do MPT são homenageados durante sessão que instituiu campanha “Abril Verde” em Campina Grande



O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande (CEREST-CG), durante a sessão que instituiu a Campanha Abril Verde no município, ocorrida na Câmara de Vereadores na manhã desta terça-feira, 02, homenageou com a “Comenda Amigo do Trabalhador” o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Raulino Maracajá e a secretária municipal de Saúde, Luzia Pinto.
 
O vereador Aldo Cabral, autor do projeto de lei que instituiu no município de Campina Grande a Campanha de Prevenção de Acidentes de Trabalho, neste mês de abril, também foi agraciado pelo CEREST-CG, com uma comenda de agradecimento pela propositura.


A coordenadora da unidade de saúde do trabalhador, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, Anna Karla Souto Maior, destacou a importância das autoridades estarem preocupadas com esta problemática, que causa milhares de acidentes anualmente em todo o país.

Somente na Paraíba, do ano de 2012 até os dias atuais, foram 17 mil trabalhadores acidentados em suas atividades laborais. Este ano, já somam mais de 500 acidentes de trabalho, conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho do MPT.

Anna Karla informou que o CEREST-CG registrou, em 2017, oito mortes de trabalhadores em função de suas atividades laborais, sendo 4 por intoxicação exógena e 4 por acidentes de trabalho. No mesmo período foi notificado, na unidade de saúde do trabalhador, um total de 488 acidentes de trabalho, sendo deste total, 367 acidentes graves.

“Diante desta importante data, que está sendo instituído o “Abril Verde” no nosso Município, o CEREST-CG presta homenagem em agradecimento pelo apoio e gratidão a estes homens e mulheres trabalhadores e trabalhadoras que, de certa forma, estão direta ou indiretamente envolvidos e preocupados com a prevenção e promoção à saúde dos trabalhadores de Campina Grande e da 2ª Macrorregião de Saúde da Paraíba, constituída por 70 municípios, área de abrangência do nosso CEREST”.


A secretaria municipal de Saúde, Luzia Pinto, enalteceu o trabalho do CEREST-CG, que há 14 anos desenvolve importantes ações em prol da saúde dos trabalhadores. Ela considerou grandioso o projeto que instituiu o “Abril Verde” em Campina Grande, lembrando que, na Paraíba, apenas João Pessoa, Guarabira e Patos têm, até então, oficializado o movimento.

Luzia Pinto aproveitou a presença do procurador do Município, José Fernandes Mariz, que na ocasião representou o prefeito Romero Rodrigues, para pedir o apoio no sentido de que seja sancionado o projeto de lei que regulamenta o CEREST de Campina Grande como atividade de vigilância em saúde. Ela disse esperar que esta matéria seja levada à votação e, consequentemente, sancionada pelo Prefeito ainda neste mês.

Prestigiaram a Sessão Especial, além das autoridades mencionadas, o procurador geral do MPT/PB, Carlos Eduardo de Azevedo; José Ribamar Gomes, do MTE - Ministério do Trabalho e Emprego, sindicalistas, vereadores e representantes de unidades de saúde do Município.

Postar um comentário

0 Comentários