Secretaria de Saúde convoca pacientes com glaucoma para recadastramento


A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande informa que o recadastramento das pessoas residentes no município que fazem tratamento de glaucoma pelo SUS acontecerá no auditório da Secretaria de Cultura, no antigo Museu Assis Chateaubriand, no Açude Novo. O processo é uma recomendação do Ministério de Saúde e será realizado durante a próxima semana (de 16 a 20 de abril), das 8h às 16h. Os dias foram divididos de acordo com as iniciais dos nomes dos usuários.  
 
Na segunda-feira (16) deverão comparecer à Secretaria de Cultura as pessoas com iniciais A, B e C. Na terça (17), será a vez dos pacientes cujos os nomes começam com as letras de D, E, F, G H e I. No dia seguinte, quarta-feira (18), aqueles com iniciais J, K e L. Na sequência, quinta-feira (19), apenas a letra M. Por fim, na sexta-feira (20), as demais letras: N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y e Z.
 
De acordo com secretária de saúde, Luzia Pinto, 7.600 campinenses devem fazer o recadastramento. Ela informou ainda que a rede municipal de saúde também atende pacientes de outros 160 municípios paraibanos referenciados para Campina Grande no tratamento da doença, mas que estes não precisam comparecer ao CTE para recadastramento, podendo procurar as secretarias de saúde das suas respectivas cidades, em caso de dúvidas.
 
“O objetivo do recadastramento é reorganizar o fluxo de atendimento destes pacientes, ampliando o direito ao acesso mais rápido e humanizado aos serviços que realizam o tratamento de glaucoma na cidade. Nosso serviço é referência no estado e oferece, gratuitamente, consultas, exames de diagnósticos, acompanhamento, cirurgias, tratamento oftalmológico e até mesmo implante de prótese”, explicou a secretária.
 
O glaucoma é uma doença nos olhos que pode levar a cegueira. Causado pela lesão do nervo óptico e relacionado à alta pressão do olho, pode provocar sérias alterações no campo visual. Doenças como diabetes, hereditariedade, miopia e lesões oculares são as principais causas do glaucoma. Silencioso, muitas pessoas descobrem tarde o problema, quando já perderam uma parte do campo visual.

Postar um comentário

0 Comentários