Mesmo debaixo de chuva Caminhada em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho reúne centenas de pessoas


Mesmo com as fortes chuvas registradas na manhã desta quarta-feira, 25, centenas de pessoas participaram da 3ª Caminhada em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, cuja data é celebrada no dia 28 e abril. A ação foi realizada pelo Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST-CG), com o apoio de vários órgãos e instituições parceiras.
 
A concentração teve início às 7h, quando trabalhadores pertencentes às diversas categorias, além de estudantes universitários e de escolas técnicas de segurança do trabalho, lotaram a Praça do Trabalho, localizada no bairro de São José. Posteriormente, mesmo debaixo de uma forte chuva, todos seguiram com destino à Praça da Bandeira, no centro de Campina Grande.
 
Os bonés usados pelos participantes, nas cores verde e amarela, deram um colorido especial ao percurso da caminhada, que também foi animada por dois trios elétricos apresentando músicas de vários gêneros e empolgando o público. Faixas e cartazes, com frases lembrando às vítimas de acidentes de trabalho e de prevenção de doenças do trabalho, foram levados pelos parceiros envolvidos na ação.
O evento é considerado o mais importante da programação do Abril Verde e Amarelo, do CEREST-CG.  Após o percurso, realizado pela rua Lino Gomes, Parque do Povo, Treze de Maio, trechos da Vidal de Negreiros e Avenida Floriano, os participantes da caminhada em defesa da vida tiveram acesso, na Praça da Bandeira, aos serviços de saúde, higienização facial, material informativo, educativo e de prevenção às doenças e acidentes de trabalho.

Na Praça da Bandeira foi facultada a palavra aos representantes das instituições e órgãos parceiros. Neste local, a Banda de Pífanos do Centro Municipal de Idosos apresentou um show que atraiu atenção de muitas pessoas.
 

 


O procurador do Ministério Público do Trabalho, Raulino Maracajá, coordenador do movimento Abril Verde & Amarelo, enalteceu o trabalho do CEREST-CG na prevenção e promoção à saúde do trabalhador. Ele disse que a caminhada veio coroar o trabalho dos parceiros em Campina Grande envolvidos no Movimento.

“Mesmo sobre as bênçãos, as fortes chuvas, os parceiros, trabalhadores e demais pessoas continuaram firmes e fortes na caminhada, com o objetivo de divulgar, discutir, debater à prevenção para evitar e/ou reduzir os índices alarmantes de acidentes de trabalho no nosso país”, destacou Raulino Maracajá.

Ao encerrar o evento, a coordenadora geral do CEREST-CG, Anna Karla Souto Maior, agradeceu aos parceiros, lembrando que o sucesso da caminhada deveu-se juntamente à união e ao esforço de todos que fizerem o evento acontecer. Ela destacou a importância da ação, que teve como objetivo chamar a atenção dos trabalhadores e empregadores para a problemática dos acidentes de trabalho.

Prestigiaram a caminhada o diretor de Vigilância da Saúde, Miguel Dantas e Edna Guedes, diretora da Atenção à Saúde (ambos representando a secretária municipal de Saúde Luzia Pinto); Claudia Holanda, da Universidade Estadual da Paraíba; José Ribamar Rodrigues, do  MTE - Ministério do Trabalho e Emprego; Maria da Paz, representante o Sindicato Nacional dos Auditores do Trabalho; profissionais da Saúde Mental, equipes da STTP, SESMT Municipal,  além de diversas outras representações de trabalhadores.

 


 


Postar um comentário

0 Comentários