Del Nero é banido para sempre do futebol, comunica a Fifa


x ]
Em curta declaração à agência Reuters, Del Nero se mostrou indignado com a punição. "Vi sim a notícia da Fifa e só posso classificar a decisão como um grande absurdo", afirmou
Com o banimento de Del Nero, Antônio Carlos Nunes, o Coronel Nunes, assume de maneira definitiva a presidência da CBF - vice mais velho da entidade, o cartola da Federação Paraense já ocupava o cargo durante a suspensão de Del Nero. Eleito no último dia 17, Rogério Caboclo só assumirá o comando da entidade em abril de 2019.
Del Nero já cumpria suspensão preventiva imposta pela Fifa por conta de investigação aberta pela Comissão de Ética da entidade em 23 de novembro de 2015. O dirigente é acusado de ter recebido subornos em troca de favorecimento a empresas em contratos para os direitos de mídia e marketing de vários torneios de futebol, incluindo a Copa América, Copa Libertadores e a Copa do Brasil.
Em dezembro, Del Nero havia sido suspenso provisoriamente por 90 dias, punição que foi estendida em fevereiro por mais 45 dias. O resultado das investigações saiu nesta sexta-feira, com a conclusão de que Del Nero teria cometido as irregularidades e determinando sua exclusão definitiva.
A investigação da Fifa contra Del Nero teve início após o escândalo de corrupção que assolou a entidade em 2015. Na ocasião, sete dirigentes ligados a confederações das Américas foram detidos em hotel na Suíça sob a acusação de integrar esquema criminoso em contratos televisivos. Entre os presos estava José Maria Marin, ex-presidente da CBF.
Del Nero também estava na Suíça no momento das prisões e retornou imediatamente ao Brasil. Desde então, o dirigente não fez mais viagens internacionais, se ausentando de diversos compromissos importantes pela CBF.
Os pedidos de prisão dos dirigentes foram pedidos pela Justiça dos Estados Unidos, que realizou ampla investigação sobre relações comerciais de torneios da América. 
Ex-executivos das empresas Traffic e Torneos, que tinham direitos de competições, acusaram Del Nero de receber subornos por contratos. No total, é apontado que o dirigente ganhou US$ 6,5 milhões em propinas por acordos da Libertadores e da Copa América. O cartola brasileiro sempre negou as acusações, mas tais informações foram requeridas pelo comitê disciplinar da Fifa para realizar a investigação interna.
Del Nero iniciou sua carreira no futebol como dirigente no Palmeiras, clube no qual atualmente é conselheiro vitalício. Chegou a ocupar cargo no Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP) na década de 80 e tornou-se um dos vice-presidentes da Federação Paulista de Futebol (FPF) na gestão de Eduardo José Farah.
Ele assumiu o comando da entidade em 2003, permanecendo na presidência até 2015, quando assumiu a direção da CBF. Antes mesmo de assumir o cargo, porém, já era visto como o 'homem-forte' da entidade máxima do futebol brasileiro, atuando como vice de José Maria Marin. A eclosão do caso Fifa em 2015, porém, deu início à derrocada do dirigente e terminou com seu banimento nesta sexta.

Confira o comunicado da Fifa sobre a exclusão de Del Nero:

A câmara adjudicatória do Comitê de Ética independente baniu por toda a vida o Sr. Marco Polo Nero, presidente da confederação brasileira (CBF), de todas as atividades relacionadas ao futebol (administrativas, esportivas ou qualquer outra), tanto em nível nacional quanto internacional.
A investigação contra o Sr. Del Nero foi aberta em 23 de novembro de 2015 e refere-se, "inter alia", a esquemas em que ele recebeu subornos em troca de seu cargo na concessão de contratos para empresas para os direitos de mídia e marketing de vários torneios de futebol, incluindo a Copa América, a Copa Libertadores da América e a Copa do Brasil.
A câmara adjudicatória concordou com as recomendações da câmara de investigação e considerou o Sr. Del Nero culpado de ter violado o art. 21 (Suborno e corrupção), art. 20 (Oferecer e aceitar presentes e outros benefícios), art. 19 (Conflitos de interesse), art. 15 (lealdade) e art. 13 (Regras gerais de conduta) do Código de Ética da FIFA.
Como consequência, o Sr. Del Nero está banido por toda a vida de todas as atividades relacionadas ao futebol (administrativa, esportiva ou qualquer outra), tanto a nível nacional e internacional. Além disso, uma multa no valor de 1 milhão de francos suíços foi imposta a Del Nero.
A decisão foi notificada a Del Nero hoje, e a proibição entrou em vigor imediatamente após a notificação.

Uol

Postar um comentário

0 Comentários