Cerest-CG realiza nesta quarta-feira 3ª Caminhada em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho



A 3ª edição da Caminhada em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho será realizada na manhã desta quarta-feira, 25, saindo da Praça do Trabalho, no bairro de São José, e seguindo até a Praça da Bandeira. A organização é do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST-CG), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.
 
Cerca de mil pessoas estão sendo aguardadas nesta ação, que integra a programação do movimento Abril Verde & Amarelo, do CEREST-CG, coordenado a nível da 2ª Macrorregião de Saúde da Paraíba pelo procurador do Trabalho, Raulino Maracajá, do Ministério Público do Trabalho (MPT).
 
De acordo com informações da coordenadora geral da unidade de saúde do trabalhador, Anna Karla Souto Maior, trabalhadores pertencentes a várias categorias, organizados pelos seus sindicatos e instituições parceiras, estão sendo articulados para a caminhada, que será marcada com faixas e cartazes com frases lembrando às vítimas de acidentes de trabalho.
 
Na Praça da Bandeira, algumas instituições de ensino estarão oferecendo serviços de saúde à população, como também distribuindo material informativo. Neste local, também haverá exposição de banners com informações sobre acidentes de trabalho e outras temáticas voltadas à prevenção de doenças do trabalho.
 
Por que o 28 de abril? – O dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho surgiu no Canadá, por iniciativa do movimento sindical, e logo se espalhou por diversos países, organizado por sindicatos, federações, confederações locais e internacionais.
 
A data foi escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina, localizada no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969. A OIT, desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador.
 
Em maio de 2005, foi instituído o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, a ser celebrado em 28 de abril a cada ano, pela Lei nº 11.121/2005 (PL nº 856/2003, do Deputado Roberto Gouveia - PT/SP).

Postar um comentário

0 Comentários