Teve prejuízo com o Apagão? Saiba que você tem 90 dias para reclamar!


A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor da Paraíba (Procon-PB) orienta aos consumidores que tiveram equipamentos eletrônicos danificados com a queda de energia a entrar em contato com a Energisa no prazo de até 90 dias. O apagão nacional atingiu ao menos 13 estados da região Norte e Nordeste do país e provocou danos ao comércio, falhas nos serviços de telefonia móvel e internet, além de transtornos no trânsito.


A concurseira Maria Luísa Gomes estava assistindo vídeoaulas em seu notebook com a bateria ligada quando ocorreu o apagão. Ela não sabia como recorrer à empresa de energia elétrica “No apagão minha bateria fez um barulho no computador, quando a energia voltou tentei ligar o computador e a energia sinalizava como se não reconhecesse a bateria. O computador agora só liga na tomada”, explicou.

A Energisa recomenda ao consumidor que se sentiu prejudicado a entrar em contato pelo canal de atendimento 0800 083 0196, pelo aplicativo Energisa On ou pelas redes sociais da instituição para agendar uma vistoria técnica.

Cada caso é analisado isoladamente. O consumidor tem até 90 dias para encaminhar a reclamação do aparelho eletrônico danificado à Energisa. “Para que a reclamação seja efetivada é necessário que o consumidor reúna provas consistentes que respaldem a solicitação do reparo, como nota fiscal do produto, fotos do aparelho, certificado de garantia”, esclareceu à superintendente do Procon-PB, Késsia Liliana.

Depois da notificação, a Energisa tem até 10 dias para fazer a vistoria. Caso o objeto lesado seja um equipamento de refrigeração de alimento ou medicamento (geladeira, freezers), a empresa prioriza esse atendimento por ser um equipamento de uso essencial, logo, o prazo reduz para um dia depois de notificado.

Após a vistoria, a empresa tem até 15 dias corridos para informar ao consumidor o resultado da análise técnica. Caso o processo seja deferido, a Energisa tem até 20 dias corridos para efetuar o ressarcimento; seja o pagamento em dinheiro, consertar o aparelho ou substituir o equipamento danificado.

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