Filho mais velho de Fidel Castro se suicida, dizem agĂȘncias internacionais


O filho mais velho do ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, Fidel Castro Diaz-Balart, de 68 anos, morreu nesta quinta-feira, em Havana, aparentemente por suicĂ­dio, segundo meios de comunicação locais e agĂȘncias internacionais. Conhecido popularmente como “Fidelito”, o Ășnico filho nascido do casamento de Fidel Castro com Mirta Diaz-Balart estava em “depressĂŁo profunda” hĂĄ vĂĄrios meses. A informação Ă© da agĂȘncia EFE*.
FĂ­sico nuclear, o filho do ex-lĂ­der cubano, falecido em novembro de 2016, era assessor cientĂ­fico do Conselho de Estado de Cuba, ĂłrgĂŁo mĂĄximo de governo da ilha, e vice-presidente da Academia de CiĂȘncias do paĂ­s. A informação oficial sobre a sua morte foi divulgada atravĂ©s de uma nota informativa no programa Mesa Redonda, da televisĂŁo estatal cubana, e posteriormente reproduzida por outros meios estatais como o site “Cubadebate”.
O primogĂȘnito do lĂ­der da revolução cubana “atentou contra sua vida na manhĂŁ deste dia 1Âș de fevereiro”, diz a nota oficial, acrescentando que Castro DĂ­az-Balart era “atendido por um grupo de mĂ©dicos hĂĄ vĂĄrios meses por causa de um estado depressivo profundo”.
“Como parte de seu tratamento, ele inicialmente exigiu um regime de hospitalização e depois continuou com o acompanhamento ambulatĂłrio durante sua reincorporação social”, prossegue o comunicado, lembrando que “durante sua atividade profissional, inteiramente dedicada Ă  ciĂȘncia, obteve relevantes reconhecimentos nacionais e internacionais”.
Os funerais serĂŁo organizados “por decisĂŁo familiar”, diz a nota. As Ășltimas vezes em que Fidelito foi visto em pĂșblico foram no funeral de seu pai e na posse americano Peter Agre, prĂȘmio Nobel de QuĂ­mica, como membro da Academia de CiĂȘncias de Cuba, em agosto do ano passado, em Havana.
AgĂȘncia Brasil

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios