Debate sobre fundamentalismo religioso marca domingo da Nova Consciência

Na tarde deste domingo (11), no SESC Centro, acontecerão importantes discussões sobre religião e globalização, dando prosseguimento a programação do 27º Encontro da Nova Consciência.
A partir das 14hs Dilaine Sampaio, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, fará a palestra “Na Encruzilhada”: Religiões afro-brasileiras entre o encanto e o desencanto da globalização”.
Após a palestra, ocorre a mesa-redonda “Fundamentalismo religioso como expressão de preconceito e ódio – O fundamentalismo enquanto estratégia geopolítica”, com a participação de Aldo Freire (Sociedade Teosófica), Odete de Lacerda Ferreira (Comunidade Bahá’í), Joaquim Monteiro (Monge Budista) e Frederico Menezes (Espírita).
De acordo com Elianildo Nascimento, um dos organizadores do Encontro da Nova Consciência, a intenção é problematizar o papel da religião na sociedade. “Religião é para fomentar o ódio, o preconceito, a desavença e o desrespeito e a violência?”, questiona. Ainda de segundo Elianildo, “aquele que assim o faz, rasga os preceitos dos verdadeiros religiosos”, complementa.
A partir das 16hs, representantes de todas as tradições religiosas que participam do 27º Encontro da Nova Consciência participam do Ato pela Paz na Praça do Viaduto.
A noite, a partir das 20hs, teremos a seguinte programação:
21:00h
Veganismo na prática
Johann Heyss (Escritor, músico, tradutor) – RJ
21h:20min
Presente e Futuro
Bráulio Tavares (Escritor) – PB/RJ
A programação completa do 27º Encontro da Nova Consciência está disponível no site www.novaconsciencia.com.br.

Postar um comentário

0 Comentários