Banhistas podem aproveitar 48 praias do litoral paraibano neste fim de semana


A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) classificou 48 praias do litoral da Paraíba como apropriadas ao banho neste final de semana, de acordo com relatório semanal divulgado na tarde desta sexta-feira (9).  Nelas, a qualidade da água varia entre excelente, muito boa e satisfatória.

De acordo com o relatório, em João Pessoa, os banhistas devem evitar o banho na praia do Bessa I, em frente ao estabelecimento Sorveteria Friandise, 100 metros à direita e 100 metros à esquerda do Maceió; enquanto a praia do Manaíra continua imprópria para o banho em toda sua extensão. Já na praia do Cabo Branco é bom evitar o banho ao final da rua Áurea, próximo à desembocadura da galeria pluvial. Na praia da Penha, recomenda-se não tomar banho  no trecho que fica 100 metros à direita e 100 metros à esquerda da desembocadura do rio do Cabelo. Na praia do Seixas, está classificado como impróprio o trecho em frente à galeria de água pluvial do Cabo Branco, 100 metros à direita e 100 metros à esquerda.

No município de Pitimbu, a Sudema recomenda que os banhistas evitem o trecho nas proximidades do final da Rua da Paz , na praia de Pitimbu. Na praia do Maceió, o trecho que fica 100 metros à direita e 100 metros à esquerda da desembocadura do Riacho Engenho Velho não está apropriado para o banho. Já na praia da Guarita, está impróprio o trecho que fica 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura da lagoa.

A Sudema ainda recomenda aos banhistas que evitem os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.



A equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais da Sudema divulga, uma vez por semana, a situação de balneabilidade das 56 praias, por meio de coleta de material para análise nos municípios costeiros do Estado. Em João Pessoa, Lucena e Pitimbu, que são praias localizadas em centros urbanos com grande fluxo de banhistas, o monitoramento é semanal. Nos demais municípios do litoral paraibano a análise é realizada mensalmente.

Postar um comentário

0 Comentários