Procurador diz que vídeo fortalece denúncia contra Berg, mas não pode fazer novo pedido de cassação


O procurador-geral de Justiça da Paraíba, Seráphico da Nóbrega, considerou graves as novas imagens das denúncias de extorsão que pesam contra o prefeito afastado de Bayeux, Berg Lima. Ele lembra, inclusive, que o vídeo entregue nesta terça-feira (9) ao Ministério Púbico traz fatos descritos na denúncia protocolada na Justiça. O representante do MP alega ainda que as imagens fortalecem os elementos já apresentados pelo órgão contra o gestor. O material também poderá complicar a vida das testemunhas que falaram a favor do prefeito em depoimentos prestados na Câmara. Eles poderão ser processados por falso testemunho.

O presidente da Comissão Processante, Jefferso Kita (PSB), revelou que a Câmara de Bayeux pode processar o empresário João Paulino, que é o autor do vídeo em que Berg é flagrado novamente cobrando uma suposta propina. Para Kita, o fato de o empresário ter um segundo vídeo e ter 'escondido' isso do processo pode gerar um processo por falso testemunho e corrupção ativa.  Cabe ao presidente da Casa apresentar aos vereadores o pedido para que o empresário seja processado. 

O vídeo foi entregue ao Ministério Público da Paraíba pelo empresário João Paulino de Assis, do Sal & Pedra Receptivo. As imagens mostram o momento em que ele é cobrado por Berg Lima para o pagamento de propina não quitada. As imagens foram feitas cinco dias antes do flagrante que resultou na prisão do gestor, no dia 5 de julho. A data foi a combinada na semana anterior entre Berg e Paulino para o pagamento da última parcela que o empresário diz ter prometido para receber pelas dívidas em aberto da prefeitura.

Nova denúncia
O vereador Adriano Martins anunciou que vai apresentar novo processo político contra Berg Lima. Ele disse que o resultado, desta vez, poderá ser diferente. Alega que os colegas que votaram a favor do prefeito teriam sido induzidos ao erro por testemunhas. Ao todo, o empresário tinha a receber R$ 77 mil da Prefeitura de Bayeux. O dinheiro era fruto do fornecimento de produtos ainda durante a gestão anterior, de Expedito Pereira. Segundo a denúncia, o prefeito aceitou fazer o pagamento parcelado, desde que houvesse a contrapartida de R$ 11,5 mil a serem pagos pelo empresário.

Posição da Câmara
O procurador da Câmara de Bayeux, Aécio Farias, comentou nesta quarta-feira (10), que o novo vídeo onde Berg Lima aparece supostamente pedindo propina ao empresário João Paulino, não muda o que foi feito na Câmara e tampouco, o prefeito pode ser alvo de um novo pedido de cassação. Farias explicou que não é mais possível trazer um novo processo pelo mesmo fato, pois já foi apurado e na sessão que terminou na madrugada do dia 30 de dezembro, foi julgado o mérito do processo. 

De acordo com Farias, as três testemunhas que serão ouvidas nesta quarta-feira na Casa são de defesa, já que a acusação não colocou nenhuma, porém a comissão processantes vai querer suprir e convocar outras testemunhas, com isso, mesmo que o prefeito afastado decidisse comparecer à sessão, seu depoimento seria adiado.

Vão ser ouvidos nesta quarta-feira, o ex-secretário de administração do município, o ex-chefe do setor de compras e o ex-procurador Geral do Município. 

Foto: Ernane Gomes/MPPB
Redação com Blog do Suetoni  e Paraiba.com

Postar um comentário

0 Comentários