Prefeitos do Cariri lançam Plano de Resíduos Sólidos e destacam PEC de Lira que amplia repasse do FPM


Prefeitos que fazem parte do Consórcio Intermunicipal para Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos do Cariri Oriental e Região – Cigrescor promoveram o lançamento do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Pigirs). O objetivo do plano é priorizar a limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos, nos municípios integrantes do consórcio, pelos próximos 20 anos.

Participaram do encontro prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e outras autoridades dos 13 munícipios que compõem o Cigrescor: Alcantil; Aroeiras; Barra de Santana; Barra de São Miguel; Boqueirão; Caraúbas; Congo; Cabaceiras; Riacho de Santo Antônio; Santa Cecília; Umbuzeiro; Queimadas e Gado Bravo.

Durante o encontro, realizado no Centro Municipal de Educação e Cultura (Cemec) de Barra de São Miguel, na noite da última sexta-feira (15), os prefeitos presentes destacaram a importância da iniciativa.

Nas falas e nas entrevistas, eles também lembraram o atual momento de crise por que passam os municípios e elogiaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 29/2017, do Senador Raimundo Lira (PMDB-PB), que vai proporcionar a todos os municípios brasileiros um repasse adicional do FPM – Fundo de Participação dos Municípios, no mês de setembro, a exemplo do que já ocorre nos meses de junho e dezembro.

Segundo os gestores, a iniciativa de Lira chega em boa hora, considerando que o mês de setembro – a exemplo do que ocorre nos meses de junho e dezembro – é um mês de queda nas receitas, o que ocasiona problemas dos mais diversos aos municípios. O Senador Raimundo Lira foi representado no encontro pelo seu sobrinho, Bernardino Lira.

Postar um comentário

0 Comentários