Paraíba tem 11 praias impróprias ao banho nesse final de semana


A qualidade das águas varia entre excelente, muito boa e satisfatória em 45 praias do litoral da Paraíba classificadas como apropriadas ao banho pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), das 56 monitoradas semanalmente pela Coordenadoria de Medições Ambientais.

De acordo com o relatório semanal, em João Pessoa, os banhistas devem evitar a praia do Bessa I, na Avenida Presidente Afonso Pena, em frente ao estabelecimento comercial Sorveteria Friandise, bem como próximo ao maceió da praia do Bessa. Na praia de Manaíra, o trecho que fica 100 metros à direita e 100 metros à esquerda da galeria pluvial no final da Ruy Carneiro/Bahamas também está classificado como impróprio.
Na praia do Cabo Branco, a Sudema recomenda evitar banho nas proximidades da rotatória, da final da Av. Cabo Branco (100 metros à direita e 100 metros à esquerda). Na praia do Seixas, está impróprio o trecho em frente à galeria de água pluvial do farol do Cabo Branco (100 metros à direita e 100 metros à esquerda). Na praia do Arraial, não está próprio para o banho o trecho que fica 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Cuiá.
No município de Cabedelo, é bom evitar a praia de Formosa, no trecho que fica ao fim da rua Monsenhor José Coutinho da Silva, em frente ao estabelecimento comercial Marina Formosa. Já no município do Conde, a praia do Amor está imprópria, no trecho que fica nas proximidades da desembocadura do Rio Gurugi.
Por sua vez, no município de Pitimbu, deve-se evitar a praia do Maceió, no trecho que fica 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do riacho Engenho Velho. Na praia de Pitimbu, foi considerado impróprio para o banho o trecho localizado nas proximidades do final da Rua da Paz, enquanto na praia Ponta de Coqueiros, é bom evitar o banho em toda sua extensão; e na Praia do o trecho que fica 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura da lagoa.
A Sudema ainda recomenda aos banhistas que evitem os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.
A equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais da Sudema divulga, uma vez por semana, a situação de balneabilidade das 56 praias, por meio de coleta de material para análise nos municípios costeiros do Estado. Em João Pessoa, Lucena e Pitimbu, que são praias localizadas em centros urbanos com grande fluxo de banhistas, o monitoramento é semanal. Nos demais municípios do litoral paraibano a análise é realizada mensalmente.

Postar um comentário

0 Comentários