Campina Grande terá Semana de Prevenção, Conscientização e Combate à automutilação


A Câmara Municipal de Campina Grande aprovou projeto de Lei Ordinária de autoria do vereador Galego do Leite (Podemos) que estabelece a realização anual nas escolas da rede pública do Município da “Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate à Automutilação”. A matéria, que agora aguarda sanção do chefe do poder executivo, determina que a programação ocorra em setembro, com ampla divulgação.

Na justificativa, o vereador explicou a dimensão e a gravidade do problema, que recentemente ganhou destaque na mídia por conta das tragédias provocadas por uma espécie de jogo que ficou conhecido como “Baleia Azul” e levou, inclusive, a vários casos de mortes de adolescentes no Brasil e em outros países.

“Não há ainda dados disponíveis sobre a prática no Brasil, mas uma pesquisa divulgada em 2006, na publicação científica da Academia Americana de Pediatria, aponta que 17% dos adolescentes em idade escolar praticaram automutilação pelo menos uma vez”, revelou o vereador, lembrando que os dados, oriundos de uma publicação conceituada no meio científico, são alarmantes.

Neste sentido, o objetivo do projeto, que agora está em vias de se tornar lei, é chamar a atenção e buscar a participação da comunidade escolar, universitária e da sociedade em geral para a discussão sobre o tema e a implementação de ações para combater a prática. Por isso, dentro da estratégia do projeto, a ideia é que a semana ocorra durante o “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio.

“Não podemos ignorar a realidade dos males que cercam a juventude, nem tampouco deixar para fazer algo apenas em momentos de maior repercussão midiática. Tragédias acontecem todos os dias e ações como a que a lei propõe têm o poder de salvar vidas”, destacou Galego do Leite.

Postar um comentário

0 Comentários