Banhistas podem aproveitar 44 praias do litoral paraibano no feriadão


A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) classificou como apropriadas para o banho 44 praias do litoral da Paraíba, onde a qualidade das águas varia entre excelente, muito boa e satisfatória. Os dados constam do relatório semanal de balneabilidade, resultante do monitoramento de 56 praias.

Segundo o relatório semanal, em João Pessoa, os banhistas devem evitar as praias do Bessa I e II. Na primeira, o trecho impróprio fica na Avenida Presidente Afonso Pena, em frente ao estabelecimento comercial Sorveteria Friandise. Já na segunda, recomenda-se que evite o banho 100 metros à direita e à esquerda da residência nº 2001, no fim da avenida João Maurício. Já a praia do Manaíra está classificada como imprópria em toda sua extensão.

Na praia do Cabo Branco, a Sudema recomenda evitar o banho nas imediações da rotatória, na final da Av. Cabo Branco (100 metros à direita e 100 metros à esquerda). Na praia da Penha, o banho não é apropriado nas proximidades da desembocadura do rio do Cabelo; na praia do Arraial, o trecho próximo a desembocadura do Cuiá foi considerado impróprio (100 metros à direita e 100 metros à esquerda); na praia de Jacarapé, deve-se evitar o banho próximo à desembocadura do rio Jacarapé; e na praia do Seixas, não é bom tomar banho em frente à galeria de água pluvial do farol do Cabo Branco (100 metros à direita e 100 metros à esquerda).

No município do Conde, é bom evitar o banho na praia do Amor, nas proximidades da desembocadura do Rio Gurugi. Enquanto no município de Pitimbu, recomenda-se não se banhar na praia do mesmo nome, nas proximidades do final da Rua da Paz. Também não se deve tomar banho na praia do Maceió, nas imediações da desembocadura do Riacho Velho (100 metros à direita e 100 metros à esquerda), e na praia Ponta de Coqueiros em toda sua extensão.

A autarquia ainda recomenda aos banhistas que evitem os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.

A equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais da Sudema divulga, uma vez por semana, a situação de balneabilidade das 56 praias, por meio de coleta de material para análise nos municípios costeiros do Estado. Em João Pessoa, Lucena e Pitimbu, que são praias localizadas em centros urbanos com grande fluxo de banhistas, o monitoramento é semanal. Nos demais municípios do litoral paraibano a análise é realizada mensalmente.

Postar um comentário

0 Comentários