Nilda Gondim celebra Dia do Advogado Criminalista e lembra tribuno Vital do Rego


A deputada federal eleita Nilda Gondim (PMDB) parabenizou, nesta quinta-feira (02) a classe de advogados criminalistas pelo seu dia que é comemorado hoje. A parlamentar também lembrou (in memorian) do seu esposo, o grande jurista Antonio Vital do Rego que dedicou toda a sua vida à profissão, na área criminalista.

“O que mais Vital amava era seu ofício. Ele sempre lutou pela liberdade e o respeito à cidadania”, disse.

Nilda ponderou que o advogado criminalista é a imagem primeira da Justiça. Em sua concepção, o povo vislumbra o profissional de advocacia como aquele que enfrenta o promotor e solta as pessoas e nunca pensam na figura do advogado como um tributarista ou um civilista, “claro que é uma visão distorcida, mas é, sem dúvida, o espelho da realidade”, frisou.

“Vital do Rego desempenhava bem sua função e era extremamente bem respeitado no meio jurista”, finalizou.

Morte do Tribuno Vital do Rego

O ex-deputado federal e tribuno Antonio Vital do Rego morreu numa terça-feira (02) de fevereiro deste ano (2010), no Hospital em Recife depois de 30 dias internados. Antônio Vital do Rego, de 74 anos, foi acometido de uma insuficiência respiratória aguda.

Curiosidade

O que poucos sabem, porém, é a razão para escolha da data comemorativa. Em verdade, é uma homenagem a visionários advogados que, reunidos no Teatro Ruth Escobar, aos 2 de dezembro de 1982, fundaram a Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de São Paulo. A data de fundação da Acrimesp, pois, é que dá origem à comemoração festiva.

Curiosamente, a data — que é oficial apenas no Estado de São Paulo —, propagou-se por todo o país e há muitos lugares em que se comemora hoje, dia 02 de dezembro, o Dia do Advogado Criminalista.


Simone Duarte

Postar um comentário

0 Comentários