Após mudar de nome, cidade da Paraíba festeja novidade



O dia 9 de novembro de 2010 marcou definitavamente a história da pequena Santarém, cidade localizada na microrregião de Cajazeiras, e que a partir dessa data passou a ser denominada Joca Claudino, em homenagem ao ilustre empreendedor José Claudino Sobrinho (Joca Claudino), conhecido e respeitado em toda a região Oeste do Estado da Paraíba.

O projeto de lei foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal e sancionado pelo Poder Executivo Municipal, representado pela prefeita Lucrédia Adriana de Andrade Barbosa. Essa modificação, apoiada pela população, é uma forma de homenagear o patriarca da família Claudino, que foi um dos grandes investidores da região. Joca Claudino contribuiu muito para o desenvolvimento econômico da região, desde os seus primórdios.

O município foi fundado em 29 de abril de 1994 e fica localizado no sertão paraibano, a 481 quilometros da capital. A cidade ocupa uma área de pouco mais de 74 mil quilômetros quadros e conta com uma população de 2.615 habitantes. Limitando-se a Oeste com os municípios de Triunfo e Bernardino Batista, a sul com a cidade de Poço de José de Moura; a leste com Uiraúna; e a norte com o município de Poço Dantas.

O Sr. Joca Claudino, como era conhecido na região, nasceu em 25 de julho de 1899 na Fazenda Tamandaré, situada na localidade Belém do Arrojado, que pertencia ao antigo município de São João do Rio do Peixe, hoje sede da cidade de Uiraúna. Cidadão honrado, Joca Claudino deixou o seu nome grafado na história da região. Filho de Antônio Claudino de Galiza e Maria da Conceição da Silva, Joca Claudino viveu na Fazenda Tamandaré até os 23 anos de idade, quando partiu rumo a cidade de Uirauna, onde conheceu Dona Francisquinha, com quem se casou e teve 17 filhos. De Uirauna a família seguiu para Luís Gomes (RN), onde o Sr. Joca Claudino abriu a sua primeira mercearia. Em 1935 a família firmou residência em Cajazeiras (PB), onde o comerciante abriu a loja Santa Terezinha em sociedade com o sogro, Antônio Adelino.

Em sua trajetória, Joca Claudino esforçou-se para bem encaminhar os filhos que, desde cedo, apreenderam no convívio diário com o pai a importância do trabalho e do estudo. Com o apoio do Sr. Joca e Dona Francisquinha, dez dos dezessete filhos do casal, concluiram um curso superior e os demais herdaram os dons comerciais do pai e se tornaram empresários de sucesso.

Para comemorar a mudança do nome da cidade, uma programação especial foi elaborada. Confira abaixo:

24/12 (Sábado)

19h – Missa de Natal
20h30 – Festa da Partilha (Natal em Família) e Show Religioso

26/12 (Domingo)

17h – Missa em Ação de Graças
19h – Apresentações Culturais na Praça do Forró (Palco Gonzaguinha)
10h30 – Festival de Viola com grandes nomes do Repente na Praça do Forró (Palco Gonzaguinha)

27/12 (Segunda)

16h – Solenidade da Câmara dos Vereadores para Denominação do nome da cidade de Santarém para Joca Claudino

Local: Colégio Estadual São José Operário

17h – Lançamento da revista “Joca Claudino” no Colégio Estadual São José Operário
18h – Solenidade de Descerramento da Placa da cidad de Joca Claudino

Local: Portico de entrada da cidade em frente à Prefeitura Municipal

21h – Show de Fábio Carneirinho e Banda na Praça do Forró (Palco Gonzaguinha)
23h – Show da Banda Aviões do Forró na Praça do Cristo Redentor
1h – Show da Banda Mulher Chorona na Praça do Forró (Palco Gonzaguinha)


Assessoria

Postar um comentário

0 Comentários