Roberto Cavallcanti faz audiência pública no Senado para debater dívidas dos agricultores paraibanos

Presidente do BNB é convocado para explicar bola de neve financeira que negativou mais de 30 mil agricultores somente no Estado.

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal aprovou requerimento do senador Roberto Cavalcanti (PRB) para realizar audiência pública destinada a debater as dividas dos pequenos empreendedores – especialmente agricultores - junto ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Somente no Estado, segundo a Associação dos Mutuários de Crédito Rural da Paraíba, mais de 30 mil famílias foram negativadas e seus bens vêm sendo executados.

“Nesta audiência tentaremos chegar a um entendimento sobre o que está ocorrendo, qual a razão desta crise que produz uma legião de endividados, encerrando atividades na agricultura, no comércio e na indústria”, antecipou Cavalcanti.

O parlamentar informou que, além de agricultores e pequenos empresários, o Senado convocará o presidente do BNB, Roberto Smith.
“O Banco precisa explicar porque suas taxas e correções inviabilizam o pagamento das dívidas, fazendo com que um pequeno produtor, ao tomar um empréstimo, se submeta ao risco de perder todos os bens da família”, disse o senador, que acrescentou:

“Isso tem que ter um basta - o País precisa entender que o pequeno empreendedor é a mola propulsora do desenvolvimento”. O parlamentar disse ainda que uma instituição de fomento como o BNB não pode, ao invés de injetar ânimo, ser um agente de crise.

Tragédia

Para o presidente da Associação dos Mutuários, Jair Pereira, os debates na CAE revelarão ao país uma “tragédia financeira” em curso nos campos do Nordeste. “Até aposentadorias foram bloqueadas pelo BNB”, declarou.

Além dele, a audiência – programada para ocorrer no início de dezembro - contará ainda com a participação do diretor da Federação das Indústrias da Bahia, Adalberto Coelho, o Superintendente do Banco do Nordeste na Paraíba, Francisco Carlos Cavalcanti e o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Reinaldo Sampaio.


Assessoria

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Olá Explore! Que currículo! Parabéns.
    Estou navegando pelos blogs paraibanos e conhecendo uma Paraíba contada pelos seus moradores, que até então não conhecia e estou encantado por esse Estado!

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    Gostaria de lhe convidar para que comentasse o meu “A Cruel Vingança De Seu Ignácio”. Ok?
    http://jefhcardoso.blogspot.com de blog em blog.

    ResponderExcluir