Mais de 26 mil candidatos disputarão 4.906 vagas na Universidade Estadual da Paraíba neste domingo

A partir deste domingo, 26.720 candidatos passarão pelas provas do Vestibular 2011 da Universidade Estadual da Paraíba, concorrendo a 4.906 vagas ofertadas para os 46 cursos de graduação da Instituição - distribuídos entre os campi de Campina Grande, Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna. Do total de inscritos na seleção, 21 concorrentes solicitaram atendimento especial por portarem algum tipo de deficiência, sendo um por auditiva, quatro por física, 11 por deficiência visual e cinco por outros tipos de necessidades especiais.

Durante três dias, os candidatos responderão a questões objetivas, relacionadas às disciplinas do curso escolhido, além de uma redação. A avaliação terá início, pontualmente, às 8h e prosseguirá até o meio-dia. Os candidatos devem comparecer ao local de provas com ao menos 30 minutos de antecedência, portando documento original com foto (RG, identidade funcional ou identidade militar).

Ao contrário de anos anteriores, quando os estudantes podiam efetuar as provas sem a apresentação de documento, este ano o presidente da Comissão Permanente do Vestibular (COMVEST), professor Ivan Barros, ressaltou que é obrigatória a apresentação do documento de identificação. Assim, o candidato que não levá-lo ficará impossibilitado de participar do processo seletivo.

A exceção fica por conta daqueles que apresentarem Boletim de Ocorrência (BO) para os casos de perda ou roubo do documento. Nesse caso, o estudante fará a prova normalmente e, em seguida, será encaminhado para a Polícia Científica, que irá trabalhar no apoio de todo o processo, realizando a devida identificação do candidato, com o objetivo de evitar quaisquer tentativas de fraudes. Ivan destacou que outra importante recomendação a ser observada pelos candidatos é que não devem levar nenhum tipo de aparelho eletrônico para o local de provas. Aparelhos celulares, Ipods, MP3, máquinas fotográficas, entre outros, estão proibidos.

Detectores de metais serão utilizados em todos os 49 setores de provas (sendo 29 apenas em Campina Grande) do Vestibular 2011 da UEPB. Aqueles candidatos que, em algum momento, forem identificados portando algum dos equipamentos proibidos serão automaticamente eliminados do processo. A equipe de cerca de 2.500 profissionais, entre fiscais de sala, fiscais de setor, coordenadores, supervisores, apoio e Polícia Científica, que trabalharão no Vestibular estará atenta, também, com relação ao uso de bonés e relógios. Eles não são proibidos, mas serão observados atentamente.

O professor Ivan Barros frisou que a expectativa para todo o concurso Vestibular é de tranquilidade. Ele afirmou que o primeiro dia de provas é considerado sempre mais tenso, uma vez que os candidatos estão ansiosos devido ao início das avaliações, mas, mesmo assim, diante de toda a estrutura e organização montadas para o processo, a previsão é de que tudo ocorra dentro da normalidade e, mais uma vez, o Vestibular da UEPB seja realizado com êxito.

Provas

No primeiro dia de avaliação, domingo, os candidatos das áreas I, II, III e IV farão provas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Produção Textual e Língua Estrangeira. Na segunda-feira (29), as provas aplicadas serão as de Química e Física, para as áreas I, II e IV, e História, para a área III. O Vestibular 2011 da UEPB será encerrado na terça-feira (30), com as provas de Geografia/ Matemática para a área III e Matemática/Biologia para a área IV.

Os gabaritos e as provas de cada dia de avaliação serão disponibilizados no portal da COMVEST (www.comvest.uepb.edu.br), sempre a partir das 13h30. Semelhante ao praticado no ano passado, o número de faltosos do processo seletivo somente será divulgado ao final de todo o certame, na terça-feira. A previsão para divulgação do resultado final do Vestibular da Universidade Estadual da Paraíba é o dia 4 de janeiro de 2011. 



Simone Duarte com Secom/PB

Postar um comentário

0 Comentários