Ministério alerta Monteiro e Boqueirão para risco de afogamentos


Além do monitoramento em Campina Grande, a Defesa Civil está alerta ainda para o município de Monteiro e cidades próximas ao canal da transposição. Na manhã deste sábado (10), o órgão recebeu um aviso do Ministério da Integração alertando sobre o aumento na vazão do canal do eixo leste, em Monteiro, por conta da utilização de duas novas bombas. Antes uma área seca, agora a região recebe muita água da transposição e das chuvas.

“A vazão da água vai aumentar junto a isso têm as chuvas que estão caindo no Cariri e nós sabemos que nesse período de Carnaval, principalmente, muitas pessoas usam o canal como área de lazer. Mas, por conta do maior volume de água, o risco de afogamento é grande. A Defesa Civil alerta a população para que não utilize esses canais para banho”, lembrou coordenador do Sistema de Defesa Civil em Campina Grande Ruiter Sansão.
Ele destacou ainda o aumento no volume de água no açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, e a necessidade de um plano de contingência para o barramento, que é um tipo de estrutura que controla o volume da água em determinados pontos. Boqueirão fica na mesma região de Monteiro e o açude da cidade recebe água da transposição.
“Nós precisamos da segurança do Denocs, Aesa e dos órgãos responsáveis pelo açude principalmente com relação ao barramento. Vale lembrar que, por duas vezes (em 2011 e nos anos de 1990), equipes do Exército se dirigiram ao açude Epitácio Pessoa e por muito pouco não foi dinamitado o barramento. É importante lembrar isso para que o pior não aconteça”, Ruiter Sansão, coordenador da Defesa Civil de Campina Grande.
Foram registradas chuvas em 38 municípios da Paraíba entre a noite dessa sexta-feira (9) e a manhã deste sábado (10).


Do Jornal Correio da Paraíba

Postar um comentário

0 Comentários