Secretaria de Saúde amplia vacinação da Febre Amarela em Campina Grande


Diante do aumento de casos da Febre Amarela em todo o país, a Secretaria de Saúde de Campina Grande aumentou a oferta de doses da vacina. Antes eram aplicadas 40 doses diariamente e agora estão sendo feitas até 100 imunizações por dia. Apesar da preocupação da população, a Coordenação de Imunização esclarece que Campina Grande e toda a Paraíba não são consideradas áreas de risco.

O Ministério da Saúde ampliou as áreas consideradas de risco no fim do ano passado. Apesar da mudança, Campina Grande continua livre da Febre Amarela, com nenhum registro da doença. Mas os campinenses que vão viajar para outros estados precisam ficar atentos às zonas de risco para se vacinarem.

A lista dos locais fica disponível em http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/listavacinacaofa.pdf 

A Coordenadora de Imunização, Miralva Cruz, explicou que para ter melhor eficácia, a vacina deve ser aplicada dez dias antes da viagem. “Tem pessoas que vão viajar no meio do ano e que já estão procurando a vacina, mas o ideal é fazer apenas dez dias antes da viagem. Também é preciso ficar atento aos locais considerados de risco porque muita gente, por exemplo, vai viajar neste carnaval para o Rio de Janeiro e está buscando a vacina, mas a capital carioca não é área de recomendação da imunização”, explicou.

A vacina é ofertada no Hospital Municipal Doutor Edgley Maciel, no José Pinheiro, de segunda a quinta-feira, das 14h às 16h. As pessoas devem levar algum comprovante da viagem, como a passagem ou o demonstrativo da reserva de hotel. A vacina é aplicada em crianças a partir dos 9 meses de vida e em adultos até 59 anos de idade. A partir dos 60 anos, é necessário apresentar prescrição médica.  

Postar um comentário

0 Comentários