Durante exposição, crianças se encantam com antigas máquinas de calcular


A exposição ‘Antigas Máquinas Manuais de Calcular – Ciência e Tecnologia do Passado e do Presente’, realizada em Campina Grande, encantou os visitantes. As crianças ficaram curiosas para saber o funcionamento das ‘máquinas maravilhosas’ que funcionam sem utilização de tecnologias tão comuns nos dias atuais. A mostra foi aberta na terça-feira (5) e se encerrará nesta quarta-feira (6) no Museu Vivo da Ciência e Tecnologia.
 
A entrada para a exposição, que tem o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Rainha da Borborema, é gratuita. Estão em exposição 30 máquinas, de diversas nacionalidades e marcas, todas com mais de 30 anos, algumas com quase 100 anos. Entre as máquinas, está a primeira calculadora fabricada, que vem da Suécia. Além de ver os equipamentos e saber um pouco mais da sua história e funcionamento, o visitante terá a oportunidade de operar algumas máquinas.
 
A estudante Victória Schafr visitou toda a exposição e prestou atenção em tudo o que viu, conferindo a explicação dos monitores. Ela afirmou que gosta muito de matemática e que ficou encantada com o funcionamento das calculadoras antigas.
 
A exposição faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e é direcionada a estudantes de todas as idades e a população em geral que se interessa pelo tema. A idéia é mostrar a evolução e o desenvolvimento tecnológico até se chegar as máquinas atuais. “A exposição estimula os jovens e faz com que eles conheçam a produção do passado para poder entender melhor o presente”, disse o secretário Tovar Correia Lima.

Postar um comentário

0 Comentários