Polícia alerta para aumentos de golpes de ‘depósito em branco’ e crimes virtuais


A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) de João Pessoa, está alertando a população do estado sobre o aumento no número de registros do ‘golpe do depósito em branco’. Segundo divulgou a unidade policial de atuação especializada, para efetuar a fraude, os suspeitos entram em contato com as vítimas por meio de anúncios de vendas pela internet, e se apresentam como interessados na aquisição dos produtos oferecidos pelas vítimas. Após o contato inicial, é marcado um encontro, ocasião na qual o negócio é ‘fechado’, com uso de depósitos bancários com envelope em branco ou de simulação de transferências bancárias.

“Os suspeitos convencem as vítimas a entregarem os produtos negociados antes da conclusão dos depósitos/transferências, motivo pelo qual as pessoas só percebem que caíram em um golpe quando já entregaram seus bens. Em 2016, a DDF registrou 80 ocorrências policiais de crimes desta natureza. Em 2017 já foram registradas 123 casos de crimes praticados através da negociação de produtos pela internet”, revelou o delegado Lucas Sá, da DDF.

Na manhã desta segunda-feira (13), a delegacia atendeu duas novas vítimas do golpe do depósito em branco. A primeira anunciou todos os móveis de sua residência, pois pretende se mudar para o exterior, recebendo a visita de um casal de golpistas, que adquiriu R$ 6 mil em produtos e conseguiu convencer a vítima a entregar os móveis antes da confirmação do depósito bancário realizado. A segunda vítima fez a entrega de uma motocicleta anunciada na internet pelo valor de R$ 6.700, acreditando que o depósito seria compensado, o que não aconteceu. “Divulgamos imagens do casal de golpistas que atuou em João Pessoa, na última semana, pedindo a colaboração da população para o envio de informações a respeito da qualificação ou localização dos suspeitos pelo 197, Disque Denúncia da Secretaria da Segurança e da Defesa Social”, explicou a autoridade policial.

 A DDF ainda está orientando que em todas as negociações feitas pela internet, a entrega dos objetos só seja concluída após a confirmação do depósito/transferência e orienta, ainda, que a população solicite a documentação dos interessados (RG / CPF).

Postar um comentário

0 Comentários